Cerco fechado


CPI da Petrobras aprova convocação do tesoureiro do PT e do presidente do BNDES

Criada a partir de requerimento encabeçado pelo PSDB, comissão de inquérito avança na investigação e traz peças-chave para depor.

Criada a partir de requerimento encabeçado pelo PSDB, comissão de inquérito avança na investigação e vem buscando personagens e documentos para desvendar o petrolão.

A CPI da Petrobras aprovou nesta terça-feira (24) a convocação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para prestar esclarecimentos sobre as acusações de participação, como agente do PT, no esquema de corrupção na estatal petroleira. Diversos deputados apresentaram o pedido de convocação do petista, aprovado por unanimidade. O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), é autor de uma das proposições. Também foi acatada a convocação do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

Petista virou réu – Junto com outras 26 pessoas, Vaccari se tornou réu sob a acusação de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha na segunda-feira (23), após a Justiça Federal aceitar denuncia do Ministério Público Federal (MPF). Segundo relatado por integrantes da facção criminosa que atuava na Petrobras, ele seria, no PT, o receptor dos recursos ilegais desviados da empresa.

Em depoimento à CPI, o ex-diretor da estatal Pedro Barusco reafirmou a participação de Vaccari no esquema. Ainda ontem, o líder tucano afirmou que considera um contrassenso a manutenção de Vaccari nos quadros do PT num momento em que a presidente Dilma apresenta um pacote “contra a corrupção”.

Play

Titular da CPI, o deputado Otavio Leite (RJ) afirma que a comissão tem material sólido contra o tesoureiro petista.  “Ele era a ponta de lança do PT no esquema mafioso. Era quem ajustava os tais 3% dos contratos de obras e depois organizava o roteiro que o dinheiro teria. É um personagem chave. Vamos demonstrar com todas as provas o vínculo do PT e do governo Lula com a corrupção na Petrobras”, alertou.

Imagens de câmeras de hotéis– O tucano é autor de requerimento que solicita à Polícia Federal o compartilhamento das imagens do circuito de câmeras de segurança das áreas comuns de dois hotéis e um restaurante no Rio de Janeiro, no período entre 2005 e 2014, bem como o resultado de eventuais apurações in loco realizadas em inquérito policial. O deputado lembra que esses locais eram usados por Vaccari, Duque e Barusco para os “encontros regados a vinho” para “fazer o racha da propina fruto do assalto perpetrado contra a Petrobras”.

Caso a PF não tenha realizado essas diligências, o tucano solicita à instituição e ao MPF que procedam à coleta dessas informações. Otavio é, ainda, o autor do requerimento que pede visita técnica ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). “A CPI tem que ir lá conferir o que está acontecendo por causa dessas barbaridades”, defendeu.

BNDES e Sete Brasil – Ao todo foram aprovadas as convocações de 16 pessoas e de representantes legais de 38 empresas. O presidente do BNDES, por exemplo, terá que esclarecer os investimentos feitos pelo banco na empresa Sete Brasil, criada em 2011 e contratada pela Petrobras para construir sondas de perfuração para exploração do petróleo do pré-sal.

Barusco, que já compareceu à CPI, foi novamente convocado. Dessa vez terá que dar explicações sobre a criação da Sete Brasil, que teve todos os seus diretores também convocados a depor.  Segundo informou em delação, os contratos da Setebrasil renderam pagamentos de propina destinada a Vaccari, em nome do PT, e à “Casa” – que incluía ele e os diretores da empresa.

Ainda a pedido de Carlos Sampaio, a CPI aprovou a transferência dos sigilos telefônico, bancário e fiscal de Renato Duque e de Barusco. Estão ainda entre os convocados, Mario Góes, apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como um dos 11 operadores do esquema de corrupção, e a ex-gerente da diretoria de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa.

Outros pedidos – A CPI acatou ainda a solicitação de cópia do inteiro teor de todas as gravações e vídeos das reuniões do Conselho de Administração da Petrobras no período de 2005 a 2015. O colegiado vai requerer, ainda, acesso a todos os pareceres jurídicos, relatórios de auditorias e contratos de projetos de construção de refinarias no período de 2005 a 2015.

Outro requerimento aprovado pede acesso à cópia integral de todos os contratos entre a Petrobras e as empresas envolvidas no processo de construção da refinaria de Abreu e Lima. Os parlamentares solicitaram ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, esclarecimentos sobre procedimentos de auditoria interna no âmbito da Petrobras e de suas subsidiárias. Os deputados Bruno Covas (SP) e Antonio Imbassahy (BA) são autores de proposições aprovadas nesta terça na comissão.

 (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola / Áudio e Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
24 março, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *