Protelação


Dib critica manobras na CCJ para impedir decisão sobre mandato de André Vargas

O deputado William Dib (SP) disse ser lamentável que tantas manobras protelatórias ocorram para impedir a cassação do mandato do deputado paranaense André Vargas (ex-PT). Nesta quarta-feira (29), depois de três sessões adiadas por falta de quórum, o deputado José Mentor (PT-SP) saiu em defesa do colega e pediu vistas à decisão da relatoria de derrubar o recurso de Vargas que tenta reverter a cassação determinada pelo Conselho de Ética por quebra de decoro.

“Se ele não se defendeu antes foi porque não quis. O que vemos é uma manobra atrás da outra para impedir que se consiga votar isso em tempo hábil, já que a Legislatura está no fim”, alertou Dib, ao contrariar o argumento da defesa de Vargas de que ele não teria tido oportunidade de fazer o contraditório no Conselho de Ética.

Vargas responde a processo por quebra de decoro parlamentar devido a envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso durante as investigações da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O agora ex-petista é acusado de participar de um esquema de corrupção na Petrobras que, segundo a PF, movimentou R$ 10 bilhões. Vargas responde por dois episódios: um voo em um jatinho emprestado pelo doleiro e o suposto uso de influência do parlamentar junto ao Ministério da Saúde para viabilizar um contrato da Labogen com o órgão para a formalização de um contrato de R$ 35 milhões para produção de medicamentos.

Diferente do que alega a defesa de Vargas, o relator do processo na CCJ entende que o Conselho de Ética seguiu todas as normas regimentais e constitucionais e garantiu o direito de defesa. Se a maioria dos deputados da CCJ concordar com o entendimento do relator, deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ), o recurso é negado e a recomendação de cassação do mandato de Vargas segue para a Presidência da Câmara que deverá colocar o pedido de cassação em votação pelo Plenário da casa.

“Esperamos que isso ocorra em tempo, mas o que não falta é manobra para tentar impedir, assim como essa que vimos hoje”, destacou Dib, ao lembrar que o Regimento Interno permite o pedido de vistas. 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *