Informações sonegadas aos brasileiros


Impedir divulgação de estatísticas negativas é atitude lamentável, diz Otavio Leite

O deputado Otavio Leite (RJ) classificou de antirrepublicano o represamento de dados importantes para a elaboração e conhecimento da eficácia de políticas públicas nacionais. O governo Dilma está segurando a liberação de uma série de números oficiais abordando temas como situação da pobreza no país, desmatamento, arrecadação de tributos e até mesmo desempenho dos alunos em Português e Matemática. O deputado do PSDB afirmou nesta quinta-feira (23) que a não divulgação se dá pelo medo explícito de um desgaste para a imagem da gestão petista, já que há fortes suspeitas de que todos os indicadores sejam negativos.

Desmatamento em alta, número de pessoas vivendo abaixo da linha da miséria estagnado, arrecadação de tributos menor do que o governo previa e desempenho fraco dos estudantes do ensino médio. São essas informações que Dilma não quer que a sociedade saiba antes do dia 26. A estratégia palaciana foi denunciada pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Play

 “É lamentável que o governo do PT se aproprie de instituições que são da República e têm a obrigação de aferir e apresentar com regularidade esses dados”, avalia Otavio Leite. Para o tucano, há uma estratégia clara de “esconder preciosas informações “da sociedade brasileira.  “É óbvio que estamos diante de dados que são extremamente complicadores para o governo do PT por conta da paralisia na economia, dos desmandos e de uma série de infrações à ética”, aponta.

Foi adiada para novembro, por exemplo, a divulgação mensal dos dados parciais de desmatamento da Amazônia. Levantamento da ONG de pesquisa Imazon aponta que as taxas estão subindo e houve um salto de 290% em setembro em relação a igual período de 2013. Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado à Presidência da República, impediu a publicação em período eleitoral de estudo sobre a evolução do número de miseráveis. Um diretor do órgão pediu afastamento por causa da decisão. Pesquisadores independentes concluíram que a miséria parou de cair.

Quem também adiou a divulgação de dados foi a Receita Federal. Os números da arrecadação de tributos, que geralmente são informados até o dia 25, só sairão no dia 29. No Ministério da Educação o adiamento se deu sobre a divulgação do desempenho dos alunos em Português e Matemática no Ideb (exame aplicado a cada dois anos), o que sempre acontece até agosto. Estima-se que os estudantes do ensino médio tiveram notas piores na prova nacional.

“Represar dados é uma atitude antirrepublicana. São informações que não pertencem ao PT, mas ao país, pois são importantes na formulação de políticas públicas e para saber se as já existentes deram certo ou não”, critica Leite. Em sua avaliação está evidente que há uma má intenção por trás dessa demora na divulgação dos números. “É óbvio que eles vão traduzir a falta de êxito do governo”, conclui.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 outubro, 2014 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *