Gestora sai de cena


Presidente Dilma deixa de governar para entregar obras inacabadas, critica Imbassahy 9936217135_28a44f5430_b

O deputado Antonio Imbassahy (BA) criticou a presidente Dilma Rousseff pelas inúmeras viagens realizadas sob o pretexto de inaugurar obras, muitas delas inacabadas. Neste ano pré-eleitoral, a petista passou 51 dias em deslocamentos pelo país, marca 13% acima do mesmo período de 2011 e 34% a mais que em 2012. Para o tucano, saiu de cena a presidente da República para dar lugar à pré-candidata à reeleição em plena campanha, enquanto os brasileiros esperam por melhorias que não chegam.

O parlamentar afirma que enquanto o governo não consegue tirar do papel as importantes obras anunciadas com muito marketing, como as rodovias, ferrovias e a transposição do São Francisco, Dilma escolhe ficar “para cima e para baixo inaugurando obras inacabadas, como foi o caso de Vitória da Conquista”.

Play

O munícipio baiano recebeu a visita da presidente nessa terça-feira (15) em evento de entrega de 1.740 unidades do Minha Casa, Minha Vida. Parte delas sem água nem energia elétrica, mesmo já com os novos moradores, que passam as noites a luz de velas, usam baldes com água e contam com ajuda de vizinhos.

“É uma coisa vergonhosa, um vexame isso que a presidente está fazendo. Os brasileiros não a querem atuando como candidata, mas como presidente. Essa ambição de se perpetuar no poder faz com que o governo cada vez tenha menos confiança da população”, criticou o deputado.

Outro tipo de agenda que se intensificou foi a relacionada à formatura de alunos do Pronatec. Já foram seis eventos desse tipo em 2013, como em Ceará-Mirim (RN), neste mês. A participação em cerimônias de entrega de máquinas agrícolas também é cada vez mais comum.

 “A presidente está por aí distribuindo pequenos equipamentos agrícolas porque efetivamente não tem nada a apresentar. É um governo fraco e uma presidente que se movimenta como candidata”, aponta Imbassahy. “Ela renunciou suas responsabilidades de gestora maior do país para atuar como candidata e quem perde com isso é o brasileiro, que vê mais tributos sendo arrecadados e menos serviços sendo apresentados por parte do governo federal”, concluiu.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou que a entrega de casas sem água e energia elétrica comprova a agenda de candidata às eleições que Dilma vem cumprindo em viagens pelo país.

“É triste para um país como o Brasil. Não temos uma presidente com a agenda de presidente da República. Temos uma candidata no lugar da presidente. As suas movimentações são todas na busca de um segundo mandato. A grande pergunta que tem de ser feita é: para quê um segundo mandato? Para eternizar os amigos no poder? E o Brasil? O Brasil está ficando no final da fila. Temos uma candidata a presidente em campanha permanentemente. O resultado para o Brasil é muito ruim”, disse Aécio.

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou mais de 700 tipos em irregularidades em 191 obras federais. As principais delas, superfaturamento de preços e erros nos projetos. O senador Aécio Neves disse que não existe mais confiança em relação à capacidade do atual governo de reerguer a economia e retomar os investimentos no país.

“Não há mais confiança em relação à capacidade do governo de criar infraestrutura necessária para a retomada do crescimento. Acabo de chegar de um grande evento internacional e a percepção dos investidores, que são essenciais para o Brasil retomar o crescimento, é a pior possível. Não há mais confiança em relação a investimentos, não há segurança jurídica para se investir no Brasil. As próprias políticas sociais que foram o grande carro chefe do governo do PT mostraram também esgotamento. Até o analfabetismo voltou a crescer no Brasil”, afirmou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *