Demandas sociais


Democracia ganhará mais transparência com fim do voto secreto, defende Macris

O deputado Vanderlei Macris (SP) é um dos maiores defensores da adoção do voto aberto. O tucano é relator da PEC 196/12, que prevê o fim do voto secreto em processos de cassação de mandatos de parlamentares. Para ele, a democracia brasileira ganha mais transparência com a aprovação da proposta pelo Congresso.

A transparência começa com o representante mostrando cada ato para o representado. O eleitor tem direito de saber o que faz o parlamentar em cada momento da vida pública, especialmente nos seus votos”, ressaltou. O tucano é membro da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto.

Play

Segundo ele, a clareza é uma demanda da sociedade. “Vimos nos movimentos sociais de junho que uma das demandas mais importantes era a transparência. Como é que vamos conviver com a votação secreta na cassação de mandato de parlamentar condenado e preso por atos de corrupção e sendo liberados pelo plenário? É inadmissível”, enfatizou. “É incompreensível você imaginar um deputado votando e escondendo do eleitor a sua real posição”, completou.

O tucano apresentou relatório favorável à apreciação imediata da proposta. “O parlamentar precisa prestar contas para o eleitor de tudo o que ele faz. Eu espero que possamos rapidamente ter a análise na comissão e no plenário, em dois turnos, para que a votação secreta seja definitivamente extirpada da nossa Constituição e o deputado possa prestar contas dos seus atos para o eleitor”, explicou. Macris disse ainda que defende o voto aberto em todos os casos..

 

Utilização política do Minha Casa, Minha Vida põe em risco credibilidade do programa

O tucano criticou a utilização política do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida pelo governo federal. Macris cobrou esclarecimentos sobre a denúncia de que líderes comunitários filiados ao PT usam critérios políticos para gerir a maior parte dos R$ 238,2 milhões repassados pelo projeto. “É lamentável a utilização política de um programa dessa natureza que devia ser absolutamente democrático. Precisamos de esclarecimentos sobre esse financiamento com verba pública. Isso coloca em risco a credibilidade da iniciativa”, disse.

De acordo com o jornal “O Estado de S. Paulo”, 11 das 12 entidades com projetos aprovados pelo Ministério das Cidades são dirigidas por filiados ao PT. Quem marca presença em protestos e até ocupações ganha prioridade na fila da casa própria em São Paulo, segundo a reportagem.

Para ouvir Boletim de Rádio – Clique Aqui

Macris criticou o aparelhamento da máquina pública. “Os últimos anos de governo do PT mostram claramente esse aparelhamento. O programa é usado politicamente pelo governo. Não é possível mais conviver com esse tipo de postura em um país que precisa ser democrático e republicano”, ponderou.

 

Para deputado, gestão Dilma é marcada por escândalos e denúncias

Vanderlei Macris afirmou que a gestão Dilma é marcada por uma série de escândalos e denúncias. Integrante da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, o parlamentar atua para esclarecer as suspeitas que atingem os diversos ministérios e órgãos da gestão petista. “Essa corrupção desavergonhada que existe hoje no governo é uma presença quase constante. Desde o escândalo do mensalão há uma sucessão da instrumentalização da máquina pública com interesse político. A cada dia temos escândalos novos no governo federal”, declarou.

Segundo o parlamentar, a faxina ministerial prometida pela presidente Dilma não passou de faz de conta. Um exemplo é o Ministério do Trabalho, sempre envolto em irregularidades. A pasta foi denunciada pela Polícia Federal por desvios no valor de R$ 400 milhões. “Tivemos uma ‘faxina’ da presidente Dilma que fez de conta que alterou a estrutura da pasta, quando na verdade manteve os mesmos elementos com novos escândalos”, ressaltou. O caso aconteceu menos de dois anos após o então ministro do Carlos Lupi pedir demissão do cargo em virtude de denúncias de irregularidades em convênios com pelo menos 26 ONGs.

Para ouvir Boletim de Rádio – Clique Aqui

Outros órgãos como Conab e Fundação Banco do Brasil também são palco de crises. “Esses escândalos se sucedem no governo do PT. É impressionante. Parece que eles nunca querem assumir nenhuma irregularidade achando que o governo atua de maneira competente, responsável e republicana, quando na realidade existe um mar de corrupção na gestão do PT”, apontou. 

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
4 outubro, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *