Haja incompetência!


Para deputados, novo apagão no Nordeste é fruto da má gestão do governo petista no setor elétrico

Um novo apagão deixou capitais do Nordeste às escuras por mais de três horas nesta quarta-feira (28). Apesar de o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ter atribuído o blecaute que atingiu os nove estados da região a uma queimada em fazenda no interior do Piauí, parlamentares do PSDB destacaram a má gestão do setor elétrico e a fragilidade do sistema, além de relembrarem as lambanças do governo Dilma em relação a área.
 

O líder da Minoria na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), afirmou que o setor elétrico brasileiro tem que ser chamado de vagalume diante de tantos “acende e apaga”. “Durante a campanha eleitoral, Dilma disse que com ela no poder não haveria mais apagões. Foi mais uma promessa mentirosa, pois no seu governo o país ficou no escuro durante várias vezes. Para fugir da sua responsabilidade, ela já culpou raios, incêndios, falhas humanas e imprevistos de todos os tipos”, lembrou o tucano.

Play

 

O blecaute provocou inúmeros transtornos, como caos no trânsito, suspensão de aulas e dificuldades no atendimento em hospitais. “Confusão, aborrecimento e prejuízo para todo lado. Os apagões são consequência direta de um péssimo desempenho no setor energético. Aliás, há apagões não só nesse setor, mas em tantos outros”, disse Leitão. Segundo o tucano,  Lula e Dilma foram incapazes de gerenciar os projetos de complementação de linhas de transmissão e equipamento, além de manterem uma frouxa fiscalização e aparelharem a Aneel.
 

Rodrigo de Castro (MG) culpou a presidente Dilma pelos inúmeros “incidentes” na área. “A presidente, que já foi ministra de Minas e Energia e chefe da Casa Civil, conseguiu durante todo esse período destruir a Petrobras – hoje um caso de polícia, antes orgulho para todos nós. O setor sucroalcooleiro se encontra em crise completa, e o setor energético foi todo desmontado e as empresas atravessam grandes prejuízos, inclusive a Eletrobrás”, pontuou.
 

Para o tucano, independentemente dos reais motivos do apagão desta quarta-feira, o governo do PT tem deixado um legado negativo para o país. “Herança do desmantelamento do setor energético, que já passou por uma fase de grande crescimento e hoje se encontra sem saída graças a gestão petista”, lamentou.
 

Mesmo com sucessivos apagões como o atual, recentemente Dilma chegou a dizer que o sistema elétrico brasileiro é mais seguro do mundo. Para o Antônio Imbassahy (BA), a presidente é principal responsável pelos apagões, já que ela foi ministra do setor e hoje é quem comanda o país. “Dilma foi ministra de resultados negativos e deficientes. Hoje coloca e mantém em cargos de direção pessoas que ela sabe que não têm competência para gerenciar o sistema elétrico nacional”, disse.
 

Para o tucano, a presidente deve demitir os incompetentes que administram o sistema elétrico ao invés de só ficar dando uma justificativa atrás da outra. “Esse novo apagão é resultado da falta de planejamento, de obras não cumpridas e da substituição de bons técnicos por companheiros do PT. Faltam competência e qualidade para quem administra o sistema elétrico nacional, e quem está pagando caro é a população”, critica o tucano.


Memória –  Os apagões tornaram-se frequentes no governo da presidente Dilma Rousseff. Desde setembro do ano passado, quando a petista foi à TV anunciar a redução da conta de luz, já foram registradas seis falhas graves no fornecimento de energia. Em outubro do ano passado, um apagão atingiu todo o Nordeste e parte das regiões Norte e Centro-Oeste.


Em setembro, oito dos nove estados nordestinos já haviam ficado sem luz: a falta de energia afetou o  Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre e Rondônia, além de parte da região Centro-Oeste.


(Reportagem: Djan Moreno com informações da Agência PSDB/ Charge: Fernando Cabral/ Áudio: Elyvio Blower)

 
Compartilhe:
29 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *