Só no papel


Incapacidade gerencial do governo Dilma explica atraso em obras rodoviárias do PAC, diz Imbassahy

Criado com o objetivo de impulsionar a infraestrutura brasileira, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em 2007, já é sinônimo de obras atrasadas e superfaturadas. Segundo reportagem desta terça-feira (20) do jornal Valor Econômico, os nove principais empreendimentos rodoviários do programa apresentam atrasos que variam de dois a sete anos, considerando-se o tempo decorrido entre as primeiras previsões de conclusão e as atuais.
 
Um levantamento feito pelo jornal com base em dados do Ministério dos Transportes mostra que, dessas obras, oito ainda estão em execução e apenas uma foi concluída, com dois anos de atraso: a pavimentação da Rodovia BR-163 no trecho entre Guarantã do Norte (MT) e a divisa de Mato Grosso e Pará.
 
“Esses atrasos são uma evidente demonstração da incompetência de um governo, que faz da prática da propaganda um objeto que procura transformar em realidade a fantasia e ilusão de um programa fracassado: o PAC”, critica o deputado Antonio Imbassahy (BA).
 
O tucano, líder da Minoria no Congresso, avalia que a falta de cumprimento de prazos e orçamentos nas obras do programa pode ser creditada à incapacidade da gestão petista. “A presidente Dilma se revela sem as qualidades necessárias para liderar as transformações que o Brasil necessita, não tem a menor capacidade gerencial. Do ponto de vista da liderança, a presidente, para ser generoso, é sofrível”, considera.
 
“A consequência de tudo isso são obras superfaturadas, dificuldades em fazer um país cada vez mais competitivo, a redução da confiança do investidor e prejuízo geral para o povo brasileiro, que cada vez mais sofre com os péssimos serviços ofertados pelo governo federal”, completa.
 
A reportagem elenca uma série de obras que enfrentam demoras prolongadas. Entre elas, o Túnel Morro dos Cavalos, parte integrante do projeto da Rodovia BR-101. Com previsão inicial de entrega em 2007, a obra só será terminada em 2017, caso não ocorram mais imprevistos.
 
Outro exemplo é Arco Rodoviário do Rio de Janeiro (BR-493), projeto lançado também em 2007. Com prazo dilatado para dezembro de 2014, ate lá só deve estar finalizado um subtrecho da obra: o entroncamento da BR-040/RJ com a BR-101/RJ/Sul. A outra parte só deve estar pronta ao fim de 2016.
 
(Da Agência PSDB, com alteração/ Foto: Ministério dos Transportes)
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20 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

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