Terá que dar explicações


Ministra da Casa Civil é convocada para esclarecer laudos fraudulentos de demarcações de terras indígenas

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou nesta quarta-feira (14) requerimento do líder da Minoria na Câmara, Nilson Leitão (MT),  que convoca a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para prestar esclarecimentos sobre laudos fraudulentos de demarcações de terras indígenas. 
 
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi convidada para dar explicações ao colegiado hoje sobre o relatório que suspendeu as demarcações no Rio Grande do Sul, mas não compareceu. A Fundação Nacional do Índio (Funai), responsável pelas definições em todo o território nacional, foi recentemente denunciada por emitir laudos fraudulentos que determinavam as áreas a serem demarcadas ou ampliadas. 
Play
 
A Embrapa produziu um relatório, baseado em estudos, no qual demonstra que a maioria das ocupações de índios são recentes. Entregue à Casa Civil, o documento mostra que a intenção do órgão é criar novas áreas indígenas e falsificou laudos que atestam a ocupação antiga dos territórios. Para Leitão, que preside a Subcomissão Especial de Demarcações de Terras Indígenas, essas demarcações equivocadas precisam ser suspensas.
 
Segundo o tucano, Gleisi Hoffmann tem dificultado a vinda da Embrapa para falar sobre o assunto. “Há um descaso da ministra da Casa Civil e do próprio governo porque é a terceira vez que a Embrapa desmarca um convite para vir à comissão. Hoje seria um dia para a empresa demonstrar publicamente o seu trabalho confrontando com os laudos das áreas indígenas. E a informação que nós temos é que a ministra tem criado dificuldades para a Embrapa vir à comissão”, afirmou. “Nós só queremos ouvir a verdade. E se a Embrapa não pode vir, a ministra poderá com sua autoridade demonstrar e apresentar para a comissão o que há de diferente entre os laudos da Funai e os feitos pela Embrapa”, acrescentou.
 
(Da redação com assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)
Compartilhe:
14 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *