Incentivo ao desenvolvimento


Luiz Nishimori encaminha à Dilma indicação para envio de propostas das reformas tributária e administrativa

O deputado Luiz Nishimori (PR) protocolou nesta quarta-feira (17) na Secretaria Geral da Mesa da Câmara uma indicação direcionada à presidente Dilma Rousseff sugerindo o envio ao Congresso de propostas de reformas tributária e administrativa.

Para o tucano, a economia brasileira vem apresentando pouco crescimento nos últimos anos, abaixo de outros países emergentes, bem como inflação alta e reduzida taxa de investimentos. Outro problema considerado grave pelo parlamentar é o fechamento de empresas e a sobrevivência de negócios apenas com a comercialização de produtos importados.

As manifestações populares ocorridas no mês de junho são, segundo o parlamentar, um reflexo dos principais problemas econômicos, como o baixo crescimento, a elevada carga tributária, a deficiência dos serviços públicos e a ausência de perspectivas favoráveis.

De acordo com Nishimori, a elevada carga tributária prejudica a competitividade da produção nacional e atinge de forma direta os orçamentos familiares, sufocando o desenvolvimento da nação. “As recorrentes medidas pontuais de desoneração tributária adotadas pelo governo não têm surtido efeito na dinamização da economia e acabam contribuindo para complicar ainda mais a legislação”, destacou.

Entre os pontos da reforma tributária defendidos pelo tucano estão a redução substantiva da quantidade de tributos; simplificação da legislação; fixação de metas para redução lenta dos impostos em relação ao PIB; desoneração completa dos investimentos das exportações e dos bens de consumo essenciais; e o equilíbrio das responsabilidades assumidas pelo governo federal, estados e DF, em especial as prefeituras, que enfrentam dificuldades para arcar com seus compromissos.

Na reforma administrativa, o tucano sugere a redução do número de ministérios e órgãos públicos para tornar o poder Executivo mais eficiente; a  modernização da gestão a exemplo de experiências do setor privado; o fortalecimento das agências reguladoras como forma de dar segurança aos investimentos privados, entre outras prioridades nacionais.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: assessoria do deputado/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
17 julho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *