Decisão justa


Senado dá resposta à população ao cassar mandato de Demóstenes, destacam tucanos

A resposta que o país cobrava foi dada nesta quarta-feira (11) pelo Senado: a cassação do mandato de Demóstenes Torres (sem partido-GO). A avaliação é dos deputados Antonio Imbassahy (BA), Vanderlei Macris (SP) e Domingos Sávio (MG). De acordo com os tucanos, mesmo após a cassação as investigações devem continuar. Demóstenes perdeu o mandato por quebra de decoro, acusado de favorecer o bicheiro Carlos Cachoeira. Em votação secreta, 56 senadores votaram pela medida, 19 foram contra e houve cinco abstenções. O parlamentar ficará inelegível até 2027.

Para Imbassahy, não houve surpresa, pois o resultado da votação era esperado. Segundo ele, foi uma decisão justa por parte do Senado. “Significou o pensamento majoritário da sociedade brasileira. É claro que agora temos que acompanhar bem a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que envolve também a investigação dessa quadrilha. Espero que dessa CPMI se possam tirar boas lições, além de punir as pessoas que mereçam ser punidas”, observou.

Macris disse esperar que tanto o Executivo quanto o Judiciário ajudem a desmontar a organização criminosa de Cachoeira. O seu entendimento é que o povo foi atendido com a cassação de Demóstenes. “Tenho a impressão que o Senado atendeu ao reclamo da população brasileira e tomou a decisão que tinha que tomar. A cassação de um senador, que num primeiro momento indignou a todos, mereceu a decisão tomada pelo Senado. Portanto, já é um importante passo que o Parlamento toma em relação a essas questões”, opinou.

Play
baixe aqui

Sávio acredita que a medida serve de exemplo para as autoridades. “O Senado se reabilita perante a opinião pública, porque todo esse episódio, é claro, macula a imagem do Congresso, em especial do Senado. O senador Demóstenes pagou um preço, não só pelos erros que cometeu, mas por ter, ao longo de muito tempo, se posicionado como verdadeiro paladino da justiça e da moralidade, quando fazia outra coisa totalmente diferente”, afirmou.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Geraldo Magela/Ag. Senado/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
11 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *