Negociatas


Líder aponta “mensalão de Palmas” e considera urgente vinda de prefeito petista à CPI

O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), classificou como “gravíssimas” as imagens do prefeito de Palmas, Raul Filho, negociando com o contraventor Carlinhos Cachoeira doações para sua campanha e espaços para o grupo na administração municipal caso vencesse a eleição. O então candidato petista foi eleito em 2004 e reeleito quatro anos depois. “As imagens divulgadas pelo ‘Fantástico’ mostram que o mensalão de Palmas ocorria há tempos em Tocantins”, disse o tucano nesta segunda-feira (2).

Com a denúncia, o parlamentar do PSDB considera a vinda do prefeito para depor na CPI mais do que necessária. “É urgente e inevitável. De todos os nomes citados e de todas as pessoas envolvidas, esta é a prova mais evidente surgida até agora de envolvimento de um partido político com o contraventor Carlos Cachoeira”, disse o líder.

“Vamos apresentar para votação já na próxima reunião administrativa da CPMI requerimento extrapauta solicitando a vinda do prefeito Raul Filho. Dada a gravidade do episódio, esperamos que não ocorra nenhuma manobra semelhante à que impediu as vindas do dono da Delta, Fernando Cavendish, e do ex-diretor do Dnit Luiz Antonio Pagot. E tão logo seja aprovado seu depoimento, que seja garantido que ocorra antes mesmo do recesso parlamentar”, apontou Araújo.

Play
baixe aqui

Integrante da CPI e vice-líder do partido na Câmara, Domingos Sávio (MG) também cobrou explicações do prefeito. “Isso tem que ser apurado, pois fica evidente o envolvimento do prefeito do PT com o esquema de Carlos Cachoeira. É preciso que essa CPI não faça proteção partidária quando a denúncia recai sobre alguém do PT. Eu espero que haja imparcialidade e desejo de apurar”, afirmou.

O vídeo foi gravado durante a campanha que elegeu pela primeira vez o atual prefeito. Cachoeira e Raul Filho aparecem nas imagens participando de uma reunião na casa do ex-cunhado do contraventor. Segundo a Polícia Federal, semanas depois, às vésperas da eleição, Cachoeira se reuniu com um suposto assessor de Raul Filho identificado pelos investigadores apenas como Silvio. Na ocasião, os dois citaram valores e formas de pagamento. Segundo a reportagem do “Fantástico”, as imagens foram encontradas pela Polícia Federal na casa do ex-cunhado de Cachoeira, durante as investigações da Operação Monte Carlo.

Na próxima quinta-feira (7), ocorrerá a última reunião administrativa da comissão antes do recesso parlamentar, previsto para iniciar dia 17. Sávio também defendeu a aprovação dos requerimentos de convocação Pagot e de Cavendish para avançar nas investigações da quadrilha comandada por Cachoeira. A expectativa do tucano é que a CPI não perca o foco. “Queremos que ela seja mais objetiva e aprofunde a investigação sobre a Delta e o Dnit e apure para onde está indo tanto dinheiro público envolvido com grandes empresas ligadas ao senhor Cachoeira”, afirmou.

(Reportagem: Alessandra Galvão, com informações da Assessoria de Imprensa da Liderança do PSDB/ Foto: / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
2 julho, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *