Comissão instalada


Deputados destacam experiência de tucanos escolhidos para integrar CPI do Cachoeira

Os deputados Vanderlei Macris (SP), Jutahy Junior (BA) e Marcus Pestana (MG) elogiaram a escolha dos tucanos que vão integrar a CPI Mista do Cachoeira. O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), indicou o promotor de Justiça licenciado Carlos Sampaio (SP) e o delegado da Polícia Federal licenciado Fernando Francischini (PR) como titulares. Domingos Sávio (MG) e Rogério Marinho (RN) serão suplentes. A comissão que vai apurar as ligações do contraventor Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados foi instalada hoje (19) no Congresso Nacional. A previsão é que os trabalhos comecem na próxima quarta-feira (25).

Para Macris, o partido envolve-se de maneira afirmativa com a definição dos nomes. O parlamentar destacou a vasta experiência de Sampaio e Francischini. “São dois companheiros nossos com larga experiência nesse processo, auxiliados também pelos deputados da bancada, que haverão de fazer um bom trabalho nessa CPI”, disse.

Play
baixe aqui

Ele considerou o colegiado um “instrumento da sociedade brasileira na consolidação democrática”. “O Brasil quer saber quais relações o senhor Cachoeira mantinha com governos e empresários, visando desviar dinheiro público. Esperamos que esta CPI caminhe pela linha da seriedade, coragem e transparência”, afirmou.

Na opinião de Jutahy Junior, a indicação mostra a intenção da legenda em apurar as denúncias nos diversos órgãos, partidos e empresas. “Temos dois representantes: um é do Ministério Público e o outro da Polícia Federal. Essa é a demonstração mais inequívoca e evidente de que vamos a fundo nesse processo de apuração”, resumiu. “O PSDB tomou uma atitude absolutamente transparente na busca de que tudo possa ser apurado com o maior critério e condições objetivas para chegarmos a todos os ambientes que tiverem crimes cometidos”, completou.

Marcus Pestana elogiou a escolha dos nomes feita pelo líder tucano. “Sampaio é promotor do Ministério Público de São Paulo, reconhecido, qualificado e experiente. Francischini é delegado da PF, com grande expertise em apurações e investigações. A indicação mostra a seriedade com que o PSDB está encarando essa CPI”, disse.

Segundo o deputado Ruy Carneiro (PB), o atual momento inspira apuração, responsabilidade e transparência. “Não é uma disputa desse ou daquele partido político. O momento é de apurar as denúncias com coerência e responsabilidade, pois o Brasil cobra transparência”, defendeu.

Leitura dos indicados

→ A CPI será composta por 15 deputados e 15 senadores, com igual número de suplentes. Os partidos devem escolher os integrantes até a próxima terça-feira (24). Em sessão do Congresso marcada para essa data, às 19h30, serão lidos os nomes dos indicados para o colegiado. A previsão é que os trabalhos da comissão comecem na quarta-feira (25).

(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Alexssandro Loyola e Leonardo Prado/Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *