Reconhecimento público


FHC é homenageado por autoridades e amigos em lançamento de documentário no Congresso

Dezenas de pessoas estiveram no Salão Negro do Congresso nesta terça-feira (17) para prestigiar o presidente de honra do PSDB e ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. O tucano participou da cerimônia de lançamento do documentário que retrata sua história de vida, produzido pela TV Câmara e intitulado “A construção de Fernando Henrique”. Autoridades, familiares e amigos do sociólogo estiveram no evento.

Sob aplausos, o tucano agradeceu a homenagem e disse que esse pode ser o melhor registro em vídeo sobre sua trajetória. Fernando Henrique chegou ao Congresso acompanhado dos líderes tucanos na Câmara, Bruno Araújo (PE), e no Senado, Alvaro Dias (PR), e da vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP). 

Play
baixe aqui

Durante cerimônia no Congresso, parlamentares exaltaram trajetória política do tucano

Confira dezenas de imagens do evento

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e a 1ª vice-presidente, Rose de Freitas (PMDB-ES), o receberam logo na entrada. A banda da Base Aérea de Brasília abriu a cerimônia, que contou com trechos do filme, discursos do sociólogo e do 1º secretário da Câmara, Eduardo Gomes (TO).

“Eu vi o filme e, de todos, é o que me parece o mais completo porque pega vários ângulos. Também devo dizer que é honesto, feito com objetividade. Eu gostei. Conheço o diretor e fiquei muito satisfeito de ver como ele fez um bom documentário. Só tenho que agradecer à Câmara”, disse Fernando Henrique.

O vídeo é dirigido por Roberto Stefanelli e tem duração de 58 minutos. A história do sociólogo é lembrada desde a infância, quando saiu do Rio de Janeiro para viver em São Paulo, aos oito anos, até os dias atuais, passando pelos dois mandatos presidenciais com eleições em primeiro turno, muitos livros publicados e o gerenciamento do plano econômico que revolucionou a nação.

Depoimentos de amigos, inclusive do exílio no Chile durante a ditadura militar, e do próprio Fernando Henrique ajudam a contar a história. “Homenagear um presidente que não está mais no poder é algo novo. É bom para o país porque mostra um grau de avanço democrático”, destacou FHC após o evento.

Bruno Araújo descreveu o correligionário como o presidente da República que soube lidar com momentos difíceis para consolidar o Real e alavancar a economia do país. “O ex-presidente deve ser lembrado como aquele que fortaleceu as instituições. Hoje celebramos a festa da democracia em uma Casa que possui posição e oposição, mas onde todos se reúnem para cumprimentar alguém que contribuiu na formação política e econômica do país”, disse.

O vídeo “A Construção de Fernando Henrique” será exibido pela primeira vez na quinta-feira (19) às 21h30 pela TV Câmara. Ele ainda vai ao ar nos dias 21 de abril, às 21h, e 22 de abril, às 9h, 14h e 20h. É possível fazer o download gratuito no site: www.camara.gov.br/tv.

Leia algumas frases do discurso:

“Empenhei-me muito para fazer mudanças no Brasil e fiz. Toda mudança é difícil, pois as pessoas não gostam delas. Só depois é que as aplaudem.”

“As coisas vão mudando com o passar do tempo e isso é natural, mas é fundamental que se mantenha viva a democracia.”

“Sempre respeitei o Congresso e a vontade popular. Isso é muito importante.”

“Tem muita coisa em que a gente se divide, mas há muitas questões que precisam da compreensão em nome do povo, em nome do Brasil.”

“Um Congresso digno é aquele que não se cala, não baixa a cabeça. É um Congresso que briga, se divide, mas em certos momentos entende que o Brasil é maior que nós todos.”

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
17 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *