Apuração já


Ex-presidente defende abertura de CPI do Cachoeira e diz que “país cansou

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a abertura de CPI para investigação do caso Cachoeira. Durante lançamento de documentário sobre a vida do tucano, ele disse que “o país cansou”. “Infelizmente (o escândalo) atinge quase todos os partidos e eu acho que o país cansou. Então talvez seja o momento de o Congresso crescer fazendo uma CPI que vá à raiz das questões e não seja somente para acusar sem base. Acho que o Congresso, em certos momentos, tem que fazer. Esse é um momento em que tem que fazer”, afirmou.

Em entrevista logo após o encerramento da cerimônia, o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), condenou eventual manobra da base aliada para impedir a instalação da CPI do caso Cachoeira. “O momento é de investigar e doa a quem doer”, destacou o tucano, para quem a população exige a investigação. “A expectativa é recolher todas as assinaturas ainda hoje. Espero que não haja nenhuma manobra para enterrar a comissão de inquérito”, completou.

De acordo com o parlamentar, a CPI é uma oportunidade para investigar toda a ramificação das atividades criminosas do grupo do contraventor. Para o deputado, o Planalto inicialmente achou que poderia atingir as oposições com a divulgação de gravações de pessoas ligadas a Cachoeira, mas só agora parece temer a apuração das ligações do bicheiro com partidos da base aliada e integrantes do governo federal. É em virtude deste temor que o Planalto ameaça agir para barrar a comissão de inquérito. No que depender da oposição, reforça Bruno Araújo, a CPI começa o mais rápido possível.

Play
baixe aqui

Logo mais, às 15h, as bancadas do PSDB na Câmara e no Senado promovem um ato na Sala Artur da Távola em prol da comissão de inquérito. Vários tucanos aproveitarão a oportunidade para apoiar o requerimento. São necessárias 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores para que a investigação saia do papel.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
17 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *