Cenário lamentável


A pedido de Macris, comissão aprova audiência com Bezerra sobre transposição do São Francisco

A paralisia nas obras de transposição do rio São Francisco deverá ser esclarecida em audiência pública pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O pedido foi feito pelo deputado Vanderlei Macris (SP) e aprovado nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Apesar dos atrasos em diversos trechos, o tucano destaca que o orçamento da empreitada tem crescido ano após ano. Em recente visita a Mauriti (CE), parlamentares da oposição confirmaram a precariedade do empreendimento.

Segundo o deputado, a situação é lamentável. Ele destaca que o valor do projeto saltou de R$ 4,6 bilhões em 2007 para R$ 8,2 bilhões neste ano. Reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” com base em dados dos ministérios da Integração e do Planejamento mostra que apenas o lote executado pelo Exército foi praticamente concluído. A execução por parte do governo federal tem sido pífia. O lote 5 do eixo norte, por exemplo, ainda está em licitação. O lote 7 teve apenas 6,7% do projeto realizado e agora está parado.

Play
baixe aqui

“Isso não é dinheiro para se desdenhar”, apontou o parlamentar, ao destacar a necessidade de o ministro esclarecer à sociedade o descaso. “Visitamos um dos canais e constatamos esse abandono e uma situação de descaso e desleixo com o dinheiro público. É isso que se vê, muito mais do que uma obra de interesse do país sendo tocada. Portanto, a vinda do ministro aqui é inevitável”, criticou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
11 abril, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *