Escolha popular


Parlamentares sugerem plebiscito para definição da reforma política

Diante da falta de consenso na comissão especial que analisa a reforma política, os tucanos Marcus Pestana (MG) e William Dib (SP) defenderam a realização de um plebiscito em 2013 para a escolha do sistema.

Pestana frisa que o PSDB é radicalmente contra o relatório apresentado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS). No entanto, o partido votará a favor do documento para que a proposta siga o mais rápido possível ao plenário da Câmara, onde podem ser feitas alterações.

O tucano salienta que é necessário aproximar a sociedade da representação política, pois 75% dos eleitores brasileiros não sabem esquecem o candidato escolhido um ano depois das eleições.

Play
baixe aqui

Para Pestana, a reforma está se dissipando e o plebiscito seria importante para que a população faça sua escolha. “Aquela energia reformista e transformadora está se esvaindo entre os dedos. Acho que a comissão tem algumas semanas a mais de vida útil. E para não termine em um fracasso das discussões, precisamos trabalhar para que saia algum produto daqui. Assim, transferimos para o plenário a discussão mais definitiva sobre a formatação”, argumentou.

De acordo com Dib, como não existe um entendimento entre as legendas sobre o tema, o melhor caminho é deixar que a sociedade defina o sistema. Segundo o tucano, o relator já demonstrou simpatia com essa possibilidade. “Dentro da comissão, a sensação é de que não vai se chegar a um consenso. O melhor que podemos conseguir é fazer com que o projeto seja votado e sejam feitos os destaques com a nova orientação de que o relator propõe um referendo”, completou.

Os deputados que integram a Comissão Especial da Reforma Política têm até a semana que vem para apresentarem os destaques. Se aprovados, eles serão inseridos no relatório final da reforma.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
14 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *