Discussões regionais


À frente da Comissão de Agricultura, Gomes de Matos quer descentralizar debate do setor

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara elegeu nesta quarta-feira (7) o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) como presidente. Os tucanos Nilson Leitão (MT) e Domingos Sávio (MG) foram escolhidos 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, esteve na reunião e prestigiou os parlamentares.

Gomes de Matos antecipou que pretende realizar ações e discussões regionais, descentralizando o debate dos assuntos ligados ao agronegócio. O tucano apontou alguns dos temas que serão abordados pelo colegiado neste ano, como a qualidade de vida do homem do campo e a desoneração do setor agrícola.

Play
baixe aqui

“Temos que trabalhar dentro da legalidade e do espírito da harmonia para que tenhamos um grande desempenho”, afirmou. O tucano acredita que a infraestrutura necessária ao fortalecimento da produção nacional precisa receber mais atenção por parte dos parlamentares e do governo. “Não temos um PAC para a agricultura e esse é um debate que pode ser levantado. Com um programa desses poderíamos acelerar toda a cadeia produtiva com o uso de recursos federais”, disse.

 

Nilson Leitão lembrou que o setor primário foi o que mais cresceu no país em 2011, de acordo com dados divulgados ontem pelo IBGE. Segundo ele, é uma vitória para o PSDB presidir um colegiado ligado a temas tão importantes para a economia. A agropecuária teve crescimento de 3,9% ante a uma alta de 1,6% da indústria e de 2,7% dos serviços. O tucano ressaltou que seu estado é campeão na produção de grãos e no rebanho de bovinos. “Lá também estão os maiores assentamentos e sofrimentos da agricultura familiar, do assentado e do pequeno produtor”, lamentou, ao afirmar que os deputados terão bastante trabalho pela frente.

Domingos Sávio foi um dos parlamentares que incentivaram o partido a optar pela presidência do colegiado. A agropecuária, em sua avaliação, tem contribuído para o desenvolvimento do país, mas não tem sido beneficiada. “Sabemos que hoje o agricultor está sofrendo. O governo assiste a tudo isso passivamente e o PSDB, presidindo a comissão, significa lutar pelo produtor e pela agricultura familiar”, afirmou.

O deputado Alfredo Kaefer (PR), que também integra o colegiado, lamentou a falta de uma “política consistente e perene a médio e longo prazo” para a área. “Temos que transformar milho, soja e café em produto e valor agregado. Isso depende de uma política agrícola, de atitudes de governo. Estou certo que a condução da nossa comissão, com o PSDB e o deputado Gomes de Matos, irá contribuir para que algumas das mudanças necessárias sejam realizadas”, concluiu.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola e Carolina Alves/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
7 março, 2012 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *