Escassez de verbas


Azeredo quer explicações sobre sucateamento e falta de recursos das Forças Armadas

A pedido do deputado Eduardo Azeredo (MG), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, nesta quarta-feira (30), requerimento que convida a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a prestar esclarecimentos sobre a execução orçamentária das Forças Armadas.

O objetivo, de acordo com o parlamentar, é obter explicação a respeito de denúncia veiculada pela imprensa de sucateamento e subutilização de equipamentos na Marinha, no Exército e na Aeronáutica. O problema seria a escassez de recursos destinados a essas instituições e ao Ministério da Defesa. O tucano quer saber quais são os critérios para a distribuição das verbas.

Play
baixe aqui

“Existe uma grande diferença entre o que é anunciado e o que é efetivamente liberado e pago dentro do orçamento. Dados mostram que na área da Aeronáutica, por exemplo, apenas um quarto dos helicópteros funciona. E o mesmo se repete no Exército em relação aos blindados. Isso porque o dinheiro não é liberado de forma automática. O orçamento é contingenciado e às vezes só no fim do ano é entregue”, ressaltou.

Do corte de R$ 4 bilhões anunciado no início deste ano, apenas R$ 2,2 bilhões foram descontingenciados. Segundo militares, os prejuízos podem afetar diretamente projetos importantes, como a compra de caças para a Força Aérea e a construção de submarinos pela Marinha. Em um segundo momento, esse sucateamento pode esvaziar as intenções brasileiras de obter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.

“Se o governo liberar os recursos dentro do que está previsto, o sucateamento será evitado. Mas, infelizmente, ele já está acontecendo hoje nas três Forças. Não temos equipamentos em condições de uso, especialmente para o policiamento de fronteira”, finalizou Azeredo.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Gustavo Lima/ Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
30 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *