Dúvidas continuam


Fernando Haddad não convence sobre repetidas falhas no Enem

Os deputados Duarte Nogueira (SP), líder do PSDB na Câmara, e Vanderlei Macris (SP) consideraram insuficientes as explicações do ministro da Educação, Fernando Haddad, sobre as repetidas falhas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o aumento do custo para aplicação da prova em 2011. Os tucanos são autores de requerimento que permitiu a audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle nesta quarta-feira (23).

Como lembrou Nogueira, desde 2009 o Enem enfrenta problemas como vazamento de questões, furto de provas, erros de impressão no caderno de resposta e exposição de dados dos estudantes inscritos. “O ministro não explicou porque, mesmo com a triplicação dos gastos, os alunos são prejudicados e os problemas continuam aparecendo. Ele argumentou que exames no mundo todo sempre têm falhas. Um erro não justifica o outro”, afirmou.

Play
baixe aqui

O Ministério da Educação desembolsou R$ 372,5 milhões na aplicação da prova este ano, valor três vezes superior ao do ano passado.

Para o líder, o MEC não aprendeu a lição. Ele afirma que a pasta deveria adotar ações preventivas. “É preciso identificar gargalos e fragilidades da organização da prova, fiscalização, ter controle e zelo para não deixar brechas.”

Macris questionou o petista sobre a divergência entre os dados dos custos do exame apresentados pelo MEC e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na avaliação do tucano, o levantamento não foi esclarecido. “Faltaram respostas objetivas. Foi uma declaração muito mais de política educacional do que para esclarecer as denúncias de irregularidades.”

A audiência foi presidida pelo deputado Nilson Leitão (MT).

(Reportagem: Alessandra Galvão / Fotos: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
23 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *