Solicitação inusitada


Deputados estranham pedido para Haddad vir à Câmara acompanhado pela AGU

Pelo Twitter, os deputados Duarte Nogueira (SP) e Vanderlei Macris (SP) manifestaram nesta terça-feira (22) estranhamento a um pedido do Ministério das Relações Institucionais. A pasta comandada por Ideli Salvatti quer que o ministro da Educação, Fernando Haddad, venha acompanhado pelo advogado-geral da União, Luis Adams, na audiência pública que ocorrerá no plenário 8 a partir das 16h desta quarta-feira na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara (CFFC). “Insegurança?”, questionou Macris pelo microblog.

Após vários adiamentos, o petista comparecerá ao Congresso a pedido dos dois tucanos.  Apesar da solicitação inusitada, os deputados não colocaram obstáculos perante o presidente interino da CFFC, Nilson Leitão (MT). De acordo com reportagem do “Estadão” online, o Planalto quer que Adams ajude Haddad a dar explicações sobre os problemas no Exame Nacional do Ensino Médio, um dos temas da reunião. “Achamos estranho porque isso foge ao padrão deste tipo de audiência”, disse o parlamentar do PSDB ao site.

O requerimento para tratar dos problemas no Enem é do líder do PSDB. O tucano cobra esclarecimentos em relação à contratação do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) para a realização da prova em 2011 por valor três vezes superior ao usado para organizar o exame do ano passado. Mesmo gastando muito mais, o teste foi marcado por falhas pelo terceiro ano consecutivo.

O segundo pedido, assinado por Macris, solicita explicações sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni). Isso porque o Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu que 29% das bolsas disponíveis entre os anos de 2005 e 2009 não foram ocupadas e, mesmo assim, as instituições de ensino receberam isenção fiscal.

Audiência com Mantega – Antes da reunião com Haddad, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participará de audiência na CFFC para falar sobre o aumento nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados e a interferência do governo federal na empresa Vale.  Marcado para as 10h30 no plenário 9, o debate também contará com a presença em peso dos tucanos.

(Da redação/ Foto: Agência Brasil)

Leia também:

Tucanos vão cobrar de Haddad explicações sobre falhas no Enem durante audiência

Mantega e Haddad vão depor na Câmara na quarta-feira

(texto atualizado às 15h26)

colocamos obstáculos ao pedido do ministro
Compartilhe:
22 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *