Herança bendita


Eduardo Barbosa deixa a presidência da Fenapaes após modernizá-la

O presidente da Federação Nacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes), deputado Eduardo Barbosa (MG), destacou o processo de modernização da entidade nos últimos seis anos, período em que ocupou o cargo. Segundo ele, foram criados cinco eixos estruturantes para deixá-la informatizada, um modelo novo de atendimento para as Apaes – atualmente em 2.090 unidades espalhadas pelo Brasil –, além de ter sido implantado um portal único que interliga as redes da organização e instituída uma Universidade Corporativa.

“Conseguimos criar uma nova forma de comunicação, de divulgação das ideias, concepções, formações e treinamento”, avalia. “É a primeira instituição social do país que tem uma universidade corporativa, por meio da qual são promovidos cursos à distância.”

Play
baixe aqui

O tucano deixará o posto em dezembro, mas continuará trabalhando pelo desenvolvimento da organização em Minas Gerais. “Volto ao meu estado para atuar mais próximo das Apaes”, afirma. Barbosa acrescenta que a federação desenvolve atividades de assessoria jurídica, capacitação técnica de colaboradores, além de representar o movimento junto aos órgãos do governo e em mecanismos internacionais.

Em 2012, Barbosa promete dar continuidade a projetos que visam maior integração das famílias na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “Temos uma ênfase em toda a rede mineira do que chamamos de ‘Escola de Pai’”, destacou. O deputado afirma ser importante dar espaço aos deficientes que compõem a rede. Ele afirma que vai manter e ampliar a capacitação dos funcionários da entidade.

Deficientes no Brasil

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, mostrou que o Brasil tem 24,5 milhões de pessoas com deficiência, o que equivale a 14,5% da população.

Movimento

O Movimento Apaeano é uma rede constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social. Atualmente o movimento congrega a Fenapaes, 23 Federações das Apaes nos estados e mais de 2 mil Apaes distribuídas em todo o país, que propiciam atenção integral a cerca de 250 mil pessoas.

A Fenapaes é uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública federal e certificada como beneficente de assistência social. Ela possui um caráter cultural, assistencial e educacional, que congrega como filiadas, atualmente, mais de duas mil Apaes e outras entidades congêneres.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl / Áudio: Francisco Maia)

Compartilhe:
16 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *