Setor elétrico


Eduardo Azeredo destaca integração energética entre países da América do Sul

O deputado Eduardo Azeredo (MG) ressaltou nesta quinta-feira (10) a importância dos países da América do Sul terem um sistema integrado de energia elétrica. O parlamentar participou de audiência pública das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Minas e Energia que realizaram o seminário “Integração energética sul-americana”.

De acordo com o tucano, é muito importante discutir o tema, já que com energia integrada seria possível levar o serviço do Brasil para outros países ou vice-versa, em caso de emergência. “É uma atuação que envolve a Eletrobrás, a iniciativa privada e construtoras que também têm interesse na construção de usinas hidrelétricas”, apontou.

Play
baixe aqui

Para o tucano, a presença dos embaixadores do Chile e do Equador demonstra que há interesse dos outros países com o serviço. A vantagem da integração, acrescentou Azeredo, é evitar as quedas de energia. “Mas para isso é preciso ter linhas de transmissão. Se o problema é na linha de transmissão não existe solução, pois sem ela é impossível a energia chegar até o consumidor”, ressaltou.

Por fim, Azeredo reiterou a importância de debater formas de financiamento, segurança sobre implantação dessas linhas e investimento, assuntos esses que também foram discutidos no evento.

“É interessante que o Brasil possa continuar nessa linha”, finalizou. Embaixadores e representantes do setor elétrico dos países participaram do seminário. Um dos assuntos debatidos foi o financiamento dos empreendimentos de integração energética.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Larissa Ponce/Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
10 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *