Participação na política


Estudantes iniciam 14ª edição do Parlamento Jovem, programa idealizado por Lobbe Neto 

Jovens de todo o país estão em Brasília para conhecer de perto a rotina parlamentar e a elaboração de leis.

Jovens de todo o país estão em Brasília para conhecer de perto a rotina parlamentar e a elaboração de leis.

A Câmara dos Deputados recebeu nesta segunda-feira (25) estudantes de todo o Brasil para iniciar a jornada na 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, programa idealizado pelo deputado Lobbe Neto (SP). Durante uma semana, os jovens terão a oportunidade de atuar como deputados federais e vivenciar o processo democrático legislativo por meio de simulações, realizando debates e votações de projetos de lei em comissões e no plenário.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Neste primeiro dia, os jovens foram recebidos e apresentados ao programa, que tem como maior objetivo gerar a participação do jovem na política e incentivar o exercício da cidadania. Por meio de dinâmica, os estudantes puderam se conhecer e interagir entre si, discutindo sobre suas realidades e seus sonhos.

Além disso, os participantes foram incentivados a utilizar as redes sociais, de forma a transmitir o conhecimento que receberem à outras pessoas. Posteriormente, foram discutidos temas, criação de partidos políticos do PJB, com eleição de líderes e formação das chapas para concorrer à Mesa Diretora PJB 2017.

Para a edição, foram indicados 78 estudantes representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. São estudantes do ensino médio ou técnico, com idade entre 16 e 22 anos, que apresentaram projetos de lei que serão deliberados ao longo do programa.

Segundo a estudante Victoria Evelyn Barros, 17 anos, da Bahia, assim como ela, todos os jovens estão animados e com a expectativa de conhecer melhor como se dá o processo legislativo. “Todos estão muito empolgados e muito animados e esperamos adquirir o máximo de conhecimento”, disse.

O estudante Isac Levy Arcanjo de Andrade, 17 anos, do Ceará, que ainda não tinha visitado Brasília, disse não acreditar que está tendo a oportunidade de ter essa experiência. “Ainda não caiu a ficha de que estou aqui, estou na Câmara dos Deputados, e o que eu quero é construir relações, quero ter um vínculo muito bem construído com outros deputados jovens, como também conhecer parlamentares, quem sabe, conhecer pessoas novas e ter novas experiências”, destacou.

Já Glória dos Santos de Sousa, 17 anos, do Rio de Janeiro, afirma estar empolgada para realizar as atividades programadas e conhecer a realidade dos parlamentares. “O programa tem uma diversidade muito rica, tanto no quesito das experiências, como no quesito da origem dos jovens parlamentares, então eu acredito que será extremamente produtivo poder debater com tantas realidades diferentes da minha, em um lugar totalmente inusitado que é a Câmara dos Deputados, então com tudo isso em mente estou muito animada”, destacou.

Nesta terça-feira (26), acontecerá a sessão solene de posse dos deputados jovens e eleição da Mesa Diretora. Logo após, os jovens serão conduzidos a realizar reuniões partidárias e acompanhar atividades do Plenário.

O programa será realizado até o dia 29 de setembro. Ao longo da semana serão realizadas diversas atividades que compõem a rotina dos parlamentares, como deliberações de projetos em comissões.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
25 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *