Salvar vidas


Projeto de Miguel Haddad obriga divulgação de incentivo à doação de órgãos em filmes patrocinados pelo governo

35706743916_0178a88d17_kO deputado Miguel Haddad (SP) apresentou Projeto de Lei (8664/2017) que determina a divulgação de incentivo à doação de órgãos para transplante em produções cinematográficas patrocinadas pelo governo federal.

Segundo o deputado, o projeto objetiva fortalecer e aperfeiçoar o Sistema Nacional de Transplantes do Sistema Único de Saúde. O SNT atua, sobretudo, na redução do tempo de espera dos pacientes na lista de transplantes e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes que hoje aguardam pelo procedimento.

O tucano destaca que apesar de dados revelarem o aumento de transplantes no Brasil, alguns problemas ainda devem ser enfrentados. No fim de 2016, mais de 41 mil pessoas estavam na fila de espera, principalmente para transplante de rim. Além disso, a taxa de doação pelas famílias foi de 57% e, de acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), as expectativas esperadas de doação em 2017 não serão alcançadas.

Miguel Haddad defende que a divulgação de mensagens de incentivos à doação de órgãos pode fortalecer o sistema, principalmente pelo fato de poder conscientizar famílias e incentivá-las a autorizar o processo, em um sentido solidário, de modo a criar possibilidades de aumentar o número de transplantes no país. O Poder Executivo será responsável por estabelecer os critérios para divulgação.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *