Cidadania


Câmara realiza 14ª edição do Parlamento Jovem, programa idealizado por Lobbe Neto

Parlamento JovemComeça na próxima segunda-feira, em Brasília, a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Organizado pela Câmara dos Deputados, o programa vai até 29 de setembro. A iniciativa surgiu em 2003 a partir de uma proposta apresentada pelo deputado Lobbe Neto (SP). O PJB simula uma jornada parlamentar, na qual os estudantes participam de debates e votações, conhecendo, com isso, o cotidiano de um deputado federal no exercício do mandato. 

Passados quatorze anos, o deputado paulista avalia que o programa cumpre o papel a que se propôs – o de incentivar e oferecer condições para que os alunos de escolas públicas e particulares experimentem a vivência do processo democrático. “É importantíssimo a juventude brasileira participar ativamente no Congresso Nacional, descobrindo na prática como se constrói uma lei, acompanhando a sua tramitação, o funcionamento das comissões, o Plenário”, disse ele.

Play

Para a edição 2017, foram selecionados 78 representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. São estudantes do ensino médio ou técnico, com idade entre 16 e 22 anos. Os alunos-participantes serão empossados como deputados jovens e terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade.Print

Para Lobbe Neto, o programa é uma forma especial de discutir a cidadania e ter maior participação da sociedade. Além disso, fortalece o aparecimento de novas lideranças e incentiva a participação no dia-a-dia da sociedade brasileira. ”Quem sabe esse jovem possa começar essa caminhada no centro acadêmico de sua faculdade e vire um líder e até dispute cargos eleitorais, a exemplo de vereador de sua cidade. Ou, ainda,  se tornar deputado, senador, para poder contribuir com o pais”, reiterou.

SELEÇÃO

O processo seletivo já exige a mobilização de estudantes e professores em todos os estados nacionais. Primeiro, a sala escolhe um tema para trabalhar; elabora o projeto de lei, junto com o professor, e vai para a seleção dentro da própria escola. O projeto vencedor se inscreve para seleção já pela Câmara.

O PJB mantém canal de comunicação entre os estudantes de todo o Brasil e a Câmara dos Deputados: a fanpage do Parlamento Jovem Brasileiro. Mais informações também podem ser acessadas neste link

Compartilhe:
22 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *