Conscientização


Parlamentares levantam bandeira da inclusão neste Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Otavio Leite, Eduardo Barbosa e Mara Gabrilli estão entre os parlamentares que mais se empenham na Câmara em defesa das pessoas com deficiência.

Otavio Leite, Eduardo Barbosa e Mara Gabrilli estão entre os parlamentares que mais se empenham na Câmara em defesa das pessoas com deficiência.

Quase um quarto da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 45 milhões de cidadãos. Neste Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira (21), parlamentares do PSDB destacam a importância da luta pela inclusão e por bandeiras como acessibilidade e respeito.

“ O dia é para conscientizar e tentar mostrar à sociedade um pouco da realidade dessas pessoas, que merecem dignidade, carinho, reconhecimento e respeito. Contem comigo sempre nessa batalha”, disse o deputado Otavio Leite (RJ). 

“Bora se mexer?”, convida a deputada Mara Gabrilli (SP). Ela saiu em defesa da campanha #Defitness, capitaneada pelo trio de blogueiros Nathalia Blagevitch do Caminho Acessível, Hamilton Almeida, do Casadaptada, e Paulo Oliveira, do Amigos Cadeirantes. “Você que tem uma deficiência, assim como eu, poste um vídeo ou uma foto em que você está se exercitando, marcando a hashtag #Defitness. Pode ser na academia, em casa, na fisioterapia, no parque ou em qualquer outro lugar que você curta”, conclama a tucana.

Segundo Mara, a ideia é incentivar as pessoas com deficiência que estão desanimadas, achando que não são capazes. “Deficiência não é sinônimo de paralisia. E se você, que não tem deficiência, mas conhece alguém que tem, convide essa pessoa a se exercitar com você!”, convida Mara Gabrilli.

A 2ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara, Mariana Carvalho (RR), afirmou que a data é um momento para todos refletirem ainda mais sobre a Educação Inclusiva e também uma oportunidade para demonstrar força na busca pelos direitos dessas pessoas. “Muitas conquistas já foram obtidas, mas muitas pessoas com deficiências ainda sofrem com a falta de acessibilidade e preconceitos”, ressaltou.

Além de fazer parte da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiência e de uma Câmara cada vez mais inclusiva, a deputada assina projetos voltados a esses brasileiros, como o PL 8120/2017, que obriga os fornecedores de produtos e serviços a treinarem profissionais para o atendimento às pessoas com deficiência, especialmente deficiências visuais. “A luta deve ser constante! Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”, conclui Mariana.

Ontem, a pedido de Eduardo Barbosa (MG), a Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência decidiu recomendar ao Ministério da Saúde uma medida simples que pode melhorar a qualidade de vida de quem sofreu lesão medular. Trata-se do uso de uma sonda descartável necessária para que paraplégicos e tetraplégicos possam esvaziar a bexiga sem risco de infecções. A Comissão quer que esse equipamento, chamado cateter hidrofílico, seja oferecido pelo SUS. O tema foi discutido em audiência pública nesta quarta-feira (20), que ouviu testemunhos como o de Rafael Hoffmann, atleta paraolímpico brasileiro, campeão sul-americano e medalha de bronze no Rugby em cadeira de rodas. 

(Reportagem: Marcos Côrtes/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
21 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *