Homenagem


Prêmio Brasil Mais Inclusão agracia entidades e personalidades que atuam em prol das pessoas com deficiência

A Câmara realizou nesta quarta-feira (20) solenidade de entrega do Prêmio Brasil Mais Inclusão. Desde 2015 o prêmio homenageia personalidades, empresas, entes federados e entidades que promovem ações em prol da inclusão das pessoas com deficiência ou sejam exemplo de superação.

Entre os dez premiados, duas indicações de parlamentares do PSDB foram contempladas com o diploma de menção honrosa. A entrega do prêmio é atribuição da Segunda Secretaria da Mesa Diretora, que realizou homenagem em memória de Darci Barbosa, superintendente da APAE-BH.

A Segunda Secretária, deputada Mariana Carvalho (RO), afirmou que o objetivo do prêmio é destacar o trabalho de quem defende a inclusão como premissa de desenvolvimento e motivar a sociedade a construir um país inclusivo.

“Ações sociais para a promoção de políticas de inclusão nunca serão em excesso. Esforços coletivos e individuais podem garantir a vivência justa e segura em um país tão marcado por atitudes desrespeitosas. Precisamos encontrar caminhos para ser um país cada vez menos desigual”, ressaltou.

Play

Segundo a tucana, esta edição foi uma das mais concorridas e a que conseguiu maior representação nacional, abrangendo Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rondônia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba.

Foram cinco premiados na categoria João Ribas, que é dedicada a homenagear empresas, ONGs e entidades. Entre eles, a rede de supermercados Irmãos Gonçalves, indicada por Mariana Carvalho. A empresa possui várias unidades em diferentes municípios de Rondônia e emprega milhares de pessoas que têm algum tipo de deficiência.

“O trabalho que buscamos fazer é de inclusão, valorizando nossos funcionários desde o início. Com o prêmio, temos mais força e mais vontade de ter a capacidade de ajudar as pessoas que estão do nosso lado, procurando valorizar e incentivá-las no trabalho”, disse o empresário João Gonçalves Filho. Para a deputada, o trabalho da empresa é fundamental, considerando que atualmente apenas 0,84% do total das vagas de trabalho são ocupadas por pessoas com deficiência no Brasil.

Por indicação de Eduardo Barbosa (MG), também foi agraciada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Belo Horizonte (APAE-BH), que trabalha há 56 anos buscando ressignificar a vida das pessoas com deficiência por meio de ações integradas e de defesa de direitos. A entidade presta serviços, programas e projetos de assistência social, educação e saúde de forma gratuita, permanente e continuada às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e a suas famílias.

“Nosso principal objetivo é trabalhar com a verdadeira inclusão dessas pessoas na sociedade, tirando o foco da deficiência e trazendo o foco para a capacidade e os potencias que essas pessoas têm”, disse Judith Maria de Magalhães Monteiro, presidente da APAE-BH, ao agradecer o reconhecimento.

Para o tucano, a indicação foi não só uma forma de reconhecer o trabalho da entidade, mas também de contagiar outras entidades e pessoas a assumir a bandeira de eliminar barreiras e reduzir a exclusão social no país.

HOMENAGEM EM MEMÓRIA DE DARCI BARBOSA
Durante a solenidade, Darci Barbosa, esposa do deputado Eduardo Barbosa e superintendente da APAE-BH, foi agraciada com o prêmio Hors-Concours. Ela faleceu dia 30 de julho deste ano, em um acidente automobilístico em Minas Gerais. Darci estava na van da associação que foi atingida por um carro de passeio na BR-040 quando o grupo estava a caminho de Juiz de Fora. Ao longo de sua vida, ela militou em defesa das pessoas com deficiência.

Além da premiação, o Conselho Deliberativo do Prêmio Brasil Mais Inclusão decidiu dar o nome à categoria que contempla personalidades e entes federados, que agora passou a ser chamada de categoria “Mérito Darci Barbosa”.

Emocionado, Barbosa afirmou que as homenagens foram como um abraço fraterno da Casa a ele e a sua família em um momento de dor. O deputado dedicou o prêmio a todos os brasileiros que, no anonimato, realizam o trabalho de inclusão e de assistência a pessoas com deficiência.

“Com essa homenagem, se faz, no meu entendimento, duas homenagens, à pessoa que ela foi, mas sobretudo, a todas as pessoas que trabalham no anonimato pela inclusão. Em nome dela eu acredito que existem milhares de brasileiros fazendo esse trabalho cotidiano pelo nosso país”, agradeceu.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
20 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *