Plena gestão


Betinho Gomes cobra devolução da autonomia de Suape para Pernambuco

36597795345_1612845d4e_zEm pronunciamento na Câmara, nesta terça-feira (19), o deputado Betinho Gomes (PE) cobrou do governo federal a assinatura do protocolo devolvendo ao governo de Pernambuco a plena gestão do Porto de Suape. Para o tucano, a disputa política, que na sua avaliação prejudicou o Estado na ocasião em que a ex-presidente Dilma Rousseff retirou a autonomia do porto, em 2013, vem novamente afetando o Estado.

“A presidente Dilma tirou a autonomia do Porto de Suape por conta de disputa com o então governador Eduardo Campos. O presidente Michel Temer se comprometeu em devolver essa autonomia, o que não está sendo confirmada. Faço aqui um apelo para que o governo federal mude de posição e devolva a autonomia ao porto que é estratégico para o nosso desenvolvimento”, apelou.

Desde 2013, quando entrou em vigor a Lei dos Portos, as licitações e arrendamentos de todos os portos do país ficaram centralizados na Secretaria Especial de Portos, órgão do governo federal. Com a retomada da autonomia, Pernambuco terá a gestão plena do porto, o que permite, por exemplo, a licitação dos terminais.

Betinho Gomes também cobrou da União a efetivação de um financiamento junto ao BNDES, no valor de R$ 600 milhões, para investimentos na infraestrutura de Pernambuco. Os recursos seriam usados, por exemplo, em cinco barragens prometidas ao Estado há alguns anos.

“Ainda não temos sequer previsão da liberação desses recursos. Por isso faço aqui um apelo para que as diferenças políticas sejam postas de lado e os compromissos sejam cumpridos”.

(PSDB-PE)

Compartilhe:
19 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *