Conexões e desconexões na democracia plugada, por Marcus Pestana


No dia 27 de junho de 2017, Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, anunciou que a maior rede social do mundo havia atingido a marca de dois bilhões de usuários. Fato é que, gostemos ou não, as redes sociais se incorporaram ao dia a dia das pessoas e vieram para ficar.

Toda tecnologia é neutra do ponto de vista ético-moral. É apenas ferramenta que abre possibilidades inovadoras. O impacto da internet e das redes sociais na vida das pessoas é uma das maiores revoluções já ocorridas no capitalismo mundial. Como toda ferramenta tecnológica, pode ser usada para bem ou para o mal. A qualidade do uso não está na ferramenta, está nos valores e objetivos que movem quem a usa.

Do ponto de vista comportamental, ainda é cedo para dizer sobre a profundidade das mudanças nas relações interpessoais. Confesso que fico um tanto aflito ao ver nos aeroportos, restaurantes ou mesmo na rua, as pessoas hipnotizadas por seus smartphones, plugadas todo o tempo, “como se não houvesse amanhã”. Não foi isso que o poeta quis dizer. A substituição de um abraço ou de um telefonema de aniversário por uma mensagem de WhatsApp não é propriamente um avanço apreciável nas relações humanas. Será que realmente as redes estão aproximando as pessoas? Amigo, nos meus tempos de infância e juventude, se fazia na escola, no clube ou na mesa de bar, e não no Facebook.

“Fico um tanto aflito ao ver nos aeroportos, restaurantes ou mesmo na rua, as pessoas hipnotizadas por seus smartphones, plugadas todo o tempo”
Do ponto de vista coletivo e da vida pública, é inegável que as redes sociais abrem um ilimitado campo de inovações para o avanço da democracia e da liberdade. Pode se tornar um instrumento poderoso de democracia direta. Sem dúvida faz correr muito mais velozmente as informações e possibilita a interatividade dos líderes com as bases da sociedade. O problema é a qualidade do uso, fakenews, a intolerância, a falta de educação e civilidade, a falta de abertura para um verdadeiro diálogo, a distorção dos fatos.
Não sou tão radical quanto o grande escritor italiano Umberto Eco, que certa vez disse: “As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis”. “A internet não seleciona a informação. Há de tudo lá… O excesso de informação provoca amnésia. Conhecer é cortar, é selecionar”.

Fui criado no meio de intenso debate acadêmico, teórico e ideológico. Nasci para a vida pública dentro do processo de reconstrução da democracia brasileira. Tenho cabeça e espírito abertos, fair play, bom humor e profundo respeito por quem pensa diferente. Mas não tenho como esconder certo incômodo com o nível de intolerância, má educação e radicalismo nas minhas redes sociais, onde “canalha” é a adjetivação às vezes mais suave que recebo aos borbotões no debate de matérias polêmicas, que sempre trato com seriedade e transparência.

Precisamos refletir sobre isso. O instrumento é precioso para a democracia, mas o mau uso pode inviabilizar seu potencial. Mais importante que instituições e ferramentas democráticas é a cultura democrática. E esta mora dentro de nós. Ou não.

(*) Marcus Pestana é deputado federal pelo PSDB-MG. Artigo publicado no jornal “Congresso em Foco”. (foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 setembro, 2017 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *