Atuação da bancada


 Em entrevista coletiva, líder do PSDB destaca avanço das reformas na Câmara

tripoliO líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), falou nesta quarta-feira (6) sobre o andamento das reformas na Câmara e a atuação da bancada tucana na aprovação de leis que ajudem o país a sair da crise. Em entrevista coletiva no Salão Verde, o parlamentar destacou o avanço da PEC da reforma política na Casa e a necessidade de mudanças no sistema previdenciário. Confira os principais pontos da entrevista:

REFORMA POLÍTICA
O líder falou sobre o avanço da reforma política na Câmara nesta semana, com a aprovação do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, relatada por Shéridan. A PEC veda coligações para eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para o acesso de partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda em rádio e TV. O texto teve 384 votos favoráveis e 16 contrários.

Na próxima semana, os deputados devem votar os destaques ao texto e duas questões fundamentais, segundo Tripoli. “A primeira é se vamos adotar o distritão com o distrital misto como modelo, e a questão do financiamento, se será público ou privado”, explicou, acrescentando que a Justiça se posicionou contra o financiamento por empresas.

O objetivo da reforma política, acrescenta o líder, é que a sociedade se sinta representada pelo Parlamento. O atual modelo permite que um deputado com 1,5 milhão de votos eleja mais quatro ou cinco candidatos com votação menor. Enquanto isso, um político que tenha recebido mais de 100 mil votos vira suplente. “Esses ajustes estão sendo feitos e espero que a sociedade se sinta representada no próximo pleito”, declarou Tripoli.

PREVIDÊNCIA
O líder avalia que a reforma da Previdência pode ser aprovada ainda neste ano caso sejam feitos ajustes, como no caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em maio, a comissão especial da Reforma da Previdência aprovou o parecer do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). Nesta semana, o presidente da República em exercício, deputado Rodrigo Maia, disse nesta que a previsão é votar a matéria em outubro.

“Não podemos deixar que as pessoas fiquem sem receber a aposentadoria. Da maneira como está hoje, temos três ou quatro pessoas recebendo e apenas uma arrecadando”, alertou. Por conta dessa diferença, o líder explica que é preciso buscar recursos em outras áreas, como segurança e educação, para pagar a conta.

ATUAÇÃO DA BANCADA
Tripoli reforçou o empenho da bancada do PSDB na Câmara na aprovação de matérias importantes para o país, como a reforma política, a modernização das leis trabalhistas, a terceirização, entre outras. “Estamos trabalhando muito na questão da Previdência e na reforma tributária, dois pontos fundamentais para o Brasil”, disse. O líder acrescenta que o partido tem buscado dialogar com outras legendas em prol de uma legislação que dê ao país condições de voltar a crescer, gerar renda e empregos.

 

(Da redação )

Compartilhe:
6 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *