Em destaque


PSDB tem 13 parlamentares na lista dos 100 mais influentes do Congresso, aponta Diap

mosaico

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou a 24ª edição do levantamento que traz a lista dos “cabeças” do Congresso. Treze parlamentares do PSDB aparecem entre os 100 mais influentes – o 3º partido com mais nomes entre os 27 com representação no Parlamento. São oito senadores e cinco deputados, entre eles o líder tucano na Câmara, Ricardo Tripoli (SP). No estudo, o PSDB é definido como partido “com grande capacidade de formulação”.

Na definição do Diap, os “cabeças” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas na publicação, como a capacidade de conduzir debates, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate.

Além de Tripoli, estão na lista os deputados Carlos Sampaio (SP), Luiz Carlos Hauly (PR), Marcus Pestana (MG) e Paulo Abi-Ackel (MG). Pelo Senado, Aécio Neves (MG), Antonio Anastasia (MG), Cássio Cunha Lima (PB), Flexa Ribeiro (PA), José Serra (SP), Paulo Bauer (SC), Ricardo Ferraço (ES) e Tasso Jeressati (CE).

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2017. Assim, quem esteve ou está licenciado do mandato, mesmo influente, não faz parte da publicação, como ministros de Estado.

EM ASCENSÃO

Além dos “100 Cabeças”, desde a 7ª edição da série o Diap divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Pelo PSDB na Câmara, aparecem nesta lista: o 1º vice-líder da bancada, Pedro Cunha Lima (PB), Izalci (DF), Daniel Coelho (PE), Rogério Marinho (RN) e Bruna Furlan (SP).

O objetivo da série “Os Cabeças” do Congresso Nacional é fornecer ao movimento social e sindical uma radiografia dos principais interlocutores e definidores da agenda do Poder Legislativo. O levantamento é feito desde 1994.

(Reportagem: Marcos Côrtes/fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
4 setembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *