Educação


A pedido de Vecci, audiência discutirá impactos do novo ensino médio na educação profissional de nível técnico

A pedido do deputado Giuseppe Vecci (GO), a Comissão de Educação promoverá audiência pública para debater o novo ensino médio e os impactos para a educação profissional de nível técnico. O evento está marcado para o dia 31 de agosto, a partir das 9h30, no Plenário 10 da Câmara.

Segundo o tucano, um dos aspectos mais relevantes da reestruturação do ensino médio é a criação dos itinerários informativos, que correspondem a um conjunto de áreas do conhecimento nas quais os alunos se especializarão em parte do dos três anos de ensino.

A Lei 13.415/2017, que reformulou as diretrizes e bases da educação nacional, determina que o currículo do ensino médio seja organizado por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, instituído em uma das seguintes áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional.

“A opção por estabelecer a formação técnica e profissional como um dos itinerários formativos deverá conferir maior protagonismo ao ensino técnico, criando mais e melhores oportunidades para os egressos do ensino médio que desejarem ingressar no mercado de trabalho”, destaca o tucano.

Atualmente, o MEC e as Secretarias de Educação passam pelo processo de preparação para implementação das medidas a partir de 2019. Devido a isso, Giuseppe Vecci entende que é importante compreender e discutir sobre os impactos que ocorrerão na educação profissional de nível técnico. “Há, sem dúvida, bastante espaço para a reconstrução do ensino médio nos próximos anos e seguramente o Ministério da Educação deverá exercer papel relevante para orientá-la e induzir que essa oferta ocorra com qualidade”, declarou. 

Foram convidados para o debate: Rafael Lucchesi, diretor de educação e tecnologia da CNI, diretor-geral do SENAI e superintendente do SESI; Eline Neves Braga Nascimento, secretaria nacional de educação profissional e tecnologia do Ministério da Educação (SETEC); Antonio Idilvan de Lima Alencar, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED); Silvio de Sousa Pinheiro, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); e Laura Lagana, diretora-superintendente do Centro Paula Souza.

(reportagem: Sabrina Freire/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 agosto, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *