Cidadania


Câmara divulga selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2017

A Câmara dos Deputados divulgou na segunda-feira (14) a lista dos selecionados para participar da 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), uma iniciativa realizada a partir de uma proposta do deputado Lobbe Neto (SP). Foram escolhidos 78 estudantes, que representarão os estados e o Distrito Federal. O evento será realizado de 25 a 29 de setembro em Brasília.

O deputado afirma que os jovens selecionados terão a oportunidade de passar uma semana atuando como um deputado federal, realizando debates e votações referentes a projetos de lei de grande relevância para a sociedade. “Eles vêm para participar de uma semana de exercício da cidadania, para ser um deputado federal e saber como ocorre o processo legislativo”, explica.

Os participantes são alunos de escolas públicas ou particulares de todo o Brasil, têm entre 16 e 22 anos e estão matriculados regularmente no 2º ou 3º ano do ensino médio, ou o 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, em modalidade integrada ao ensino médio.

Para participar do PJB, eles tiveram de elaborar um projeto de lei de caráter social e nacional, e encaminhá-lo à Secretaria de Educação do seu estado. Após a realização de uma pré-seleção, a Câmara realizou uma avaliação final e escolheu os projetos.

Lobbe Neto

Ao final da atividade, saem valorizando o Legislativo, o Congresso Nacional e com muita vontade de voltar como parlamentar, destaca Lobbe Neto.

Lobbe Neto destaca que em cada edição os participantes atuam discutindo sobre as propostas selecionadas. Em média, 3 a 5 dos 78 das propostas apresentadas são aprovadas em Plenário até o fim do PJB. Após o programa, há a probabilidade de que essas proposições sejam readequadas pela Comissão de Participação Legislativa ou apadrinhados por parlamentares, seguindo em tramitação na Câmara. A exemplo disto, houve uma proposta de fazer exames oftalmológicos em toda a rede educacional do ensino fundamental ao médio que, após ter passado pela Câmara, está em análise no Senado.

“O que mais me sensibiliza é que eles chegam aqui imaginando que não há tantas atividades, e quando eles participam do PJB, verificam o dia a dia da Câmara. Ao final,  saem valorizando o Legislativo, o Congresso Nacional e com muita vontade de voltar como parlamentar”, destaca.

Para o tucano, o mais importante no PJB é a construção de novas lideranças, o estímulo ao exercício da cidadania, a participação ativa e ao entendimento de que quem foi eleito deve ser cobrado para que as promessas sejam cumpridas. “Eu espero que a juventude possa estar presente, ativa e participante, e não sendo utilizada às vezes como massa de manobra”, enfatiza.

Além disso, Lobbe Neto ressalta que o fato de haver estudantes de várias regiões do país, o programa possibilita a troca de cultura, de opiniões e a criação de novas amizades. E ainda que, durante os cinco dias, os jovens podem não só conhecer o processo legislativo, mas conhecer Brasília como um centro político e turístico.

Confira a lista com o resultado dos selecionados aqui.

(Reportagem: Sabrina Freire/foto: divulgação-PJB)

Compartilhe:
15 agosto, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *