Sem a reforma política o Brasil volta para trás, por Yeda Crusius


Escrevo este artigo no dia em que a denúncia da PGR/MPF coloca mais um desafio a quem busca responder: qual o plano para tirar o Brasil da crise? Em momentos críticos que já vivemos no passado soubemos identificar nosso maior problema, e equacioná-lo, resolvê-lo.

Assim foi com o Plano Real. Nosso maior problema gerado nos anos 1980, a “década perdida”, era a inflação. O Plano Real resolveu este problema. Apesar dos solavancos políticos que estamos enfrentando exatamente porque foi necessário um processo de impeachment que retirou Dilma da Presidência, porque estava destruindo essa que foi uma conquista democrática da população brasileira, o Real. A inflação anualizada de maio de 2017 aponta para a taxa de 3,60% a.a. Às vésperas do Real ela se encaminhava para 3.000% a.a. Subindo e alcançando os 10% a.a. em 2014, a população disse chega à irresponsabilidade da política comandada pela então Presidente. 

Hoje o maior problema do Brasil é o político. Temos que mudar a política como vem sendo feita. Resolver com que plano? O plano está dado: é preciso enfrentar a Reforma Política. Reformas, como as apoiamos, são feitas pela criação de se não de consensos pelo menos de ampla maioria, construída politicamente. O Congresso Nacional de hoje tem se mostrado incapaz de cumprir com essa responsabilidade. Ele é parte do problema. As eleições de 2014 resultaram num Executivo que comandava um gigantesco sistema de corrupção, como já mostrava a Operação Lava Jato iniciada naquele ano O Legislativo eleito então estava a ele amarrado. O impeachment de 2016 foi apenas um dos passos no caminho de cumprir o plano exigido pela população em manifestações de milhões nas ruas. Outro passo foi o próprio resultados das eleições de 2016, que expulsou o PT da maioria das prefeituras que comandava, e colocou elementos novos como o do vencedor Dória, em São Paulo, depois de um bem-sucedido processo de prévias para decidir quem seria o candidato do PSDB para a maior capital da América Latina, São Paulo. 

Esperar passivamente pelas eleições de 2018 colocará o país num brete. O atual Congresso Nacional é incapaz de conduzir o Brasil no caminho para frente, porque não interessa à sua maioria a mudança nas regras partidárias e político-eleitorais. O que fazer?

Eleições 2018 com mudanças e ampliação: eleger com regras minimamente já consensuadas, como o fim das coligações nas eleições proporcionais, o novo Congresso, e eleger uma Constituinte exclusiva, da qual só poderão participar os que não são candidatos ao Congresso. É a essa Constituinte Exclusiva que caberá fazer as reformas constitucionais já adiadas por tempo demais.

(*) Yeda Crusius é economista e deputada federal pelo PSDB/RS em seu quarto mandato. Já ocupou os cargos de Ministra do Planejamento e Governadora do RS. (foto: Luis Macedo/CD)

 

Compartilhe:
29 junho, 2017 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *