Planejamento


Em audiência na Câmara, ministro Aloysio Nunes falará sobre prioridades da política externa

Gerdan WesleyO ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, participará de reunião conjunta de audiência pública nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e de Direitos Humanos e Minorias, nesta terça-feira (27), para falar sobre as prioridades para a política externa brasileira em 2017. A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 7.

A presidente da CREDN, deputada Bruna Furlan (SP), que propôs a reunião, argumentou ser competência dessa comissão acompanhar a formulação da política externa que será executada pelo Executivo. Segundo ela, é essencial conhecer os desafios que se apresentam para o Brasil na cena internacional, nos planos regional e extrarregional, a exemplo de arranjos de comércio que vão se desenhando, as tendências e as possibilidades de inserção do Brasil.

Ao justificar a reunião, Bruna Furlan reitera ser uma oportunidade ímpar para que a comissão discuta, no mais alto nível, os temas relevantes para o fortalecimento de uma política externa de Estado. “Uma política capaz de valorizar os seus recursos humanos e resgatar o respeito, a credibilidade e os valores que sempre nortearam a missão do Itamaraty no exterior”, disse.

Entre outros questionamentos estão a forma com que o Itamaraty trabalha para que o país recupere o seu protagonismo nas grandes decisões, a exemplo da reforma e atualização do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a crise mundial que produz levas de migrantes e refugiados em todas as partes do planeta, e a governança dos sigilos de dados que trafegam pela internet.

O ministro, que já presidiu a Comissão de Relações Exteriores no Senado Federal, também é convidado a falar sobre a nota à imprensa 163/2017.

(Ana Maria Mejia/ Foto: Gerdan Wesley)

Compartilhe:
26 junho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *