Cooperação brasileira


Presidente da CREDN, Bruna Furlan participa da entrega do Hospital Dra. Zilda Arns no Haiti

Bruna Furlan acompanha o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, em visita aos haitianos no Hospital Dra. Zilda Arns

Bruna Furlan acompanha o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, em visita aos haitianos no Hospital Dra. Zilda Arns

O governo brasileiro reafirmou o seu compromisso com a reconstrução e a estabilidade do Haiti durante visita a Porto Príncipe dos ministros da Saúde, Ricardo Barros, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e da deputada Bruna Furlan (SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. Os três estiveram no país nos dias 23 e 24 para a entrega do Hospital Dra. Zilda Arns, resultado da cooperação trilateral Brasil – Cuba – Haiti.

Na oportunidade, eles realizaram visita ao Batalhão Brasileiro que integra a Missão das Nações Unidas de Estabilização do Haiti (MINUSTAH). Trata-se do 26º e último contingente militar de tropas brasileiras na missão que será encerrada em outubro por decisão do Conselho de Segurança da ONU.

Na avaliação da deputada Bruna Furlan, “os mais de 36 mil militares que integraram a MINUSTAH contribuíram de forma decisiva para a imagem e projeção do Brasil junto à comunidade internacional. Sem dúvida alguma, as missões de paz sob mandato da ONU não poderão ignorar a bem-sucedida atuação do Brasil no Haiti”, afirmou. O Brasil comanda as tropas das Nações Unidas e é o maior fornecedor de militares no Haiti desde 2004.

Antes do encontro com os militares brasileiros, Barros, Terra e Bruna Furlan mantiveram reuniões de trabalho com o primeiro-ministro do Haiti, Jack Guy Lafontant, e com a ministra da Saúde Pública e da População, Marie Greta Roy Clément. Além disso, trataram de aspectos relacionados à presença brasileira no Haiti com o Embaixador do Brasil em Porto Príncipe, José Luís Machado e Costa.

Para a presidente da CREDN, “a significativa contribuição brasileira ao Haiti nas áreas de segurança, educação, saúde, formação profissional e assistência humanitária, tem sido exitosas também graças aos nossos militares que implementaram uma nova forma de missão de paz, impondo um caráter humanitário à essa presença”, destacou.

De acordo com a deputada, “a excelência da presença militar do Brasil no Haiti e o empenho dos profissionais e voluntários brasileiros nas áreas de saúde e de assistência humanitária são exemplos para todo o mundo e têm sido elogiadas frequentemente pelas agências internacionais de cooperação”, afirmou.

Durante visita ao Batalhão Brasileiro (BRABAT 26), Ricardo Barros, Osmar Terra e Bruna Furlan prestaram homenagem aos 21 militares brasileiros mortos no Haiti por conta do terremoto de 2010.

O êxito da presença brasileira na MINUSTAH e a relevância do apoio humanitário propiciado pelo Brasil foram celebrados pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, durante sua recente visita a Porto Príncipe, nos dias 2 e 3 de junho.

HOSPITAL ZILDA ARNS
A comitiva brasileira entregou oficialmente o Hospital Comunitário de Referência Dra. Zilda Arns aos haitianos. A obra é resultado de uma cooperação triangular envolvendo Brasil, Cuba e Haiti.

De acordo com o ministério da Saúde, a unidade, que já funciona desde 2014, atenderá mais de 200 pessoas por dia e conta com 40 leitos. Além disso, está preparado para atender pacientes em especialidades como ortopedia, ginecologia, obstetrícia e pediatria além de clínica geral. Na oportunidade, também foram doadas 15 mil doses da vacina antirrábica humana para o Haiti.

Agora, são três as unidades de saúde entregues pelo Brasil ao Haiti como parte do projeto internacional de reconstrução daquele país. Localizado no bairro de Bon Repos, em Porto Príncipe, o hospital leva o nome da médica brasileira que morreu vítima do terremoto ocorrido na capital haitiana em 2010. Fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns é reconhecida mundialmente pelo trabalho humanitário voltado à redução da mortalidade infantil.

O governo brasileiro também firmou instrumento do Fundo de Reconstrução do Haiti (FRH), que autoriza o uso de uma parcela de US$ 20 milhões para fortalecer a sustentabilidade do sistema de saúde pública do país. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) será a agência da ONU parceira do projeto, segundo o seu representante residente Niky Fabiancic. Em 2010, o Brasil doou US$ 55 milhões para este fundo.

A Cooperação Tripartite Brasil-Cuba- Haiti vem desenvolvendo, em seus sete anos de existência, diversas ações importantes no Haiti, como a construção de hospitais, laboratórios e uma oficina de órteses e próteses, além da formação de recursos humanos e o apoio a ações de vigilância e imunização.

(Marcelo Rech/ Foto: Divulgação/MDS)

Compartilhe:
26 junho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *