Parceria histórica


Parlamentares do PSDB destacam contribuição da imigração japonesa para o desenvolvimento do Brasil

31056610825_61a76b7b05_z

Para João Paulo Papa, colônia japonesa engrandece a história, a cultura e o desenvolvimento brasileiro.

A parceria entre Brasil e Japão iniciada no distante ano de 1908, quando o navio Kasatu Maru aportou no porto de Santos (SP), foi lembrada em audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), na quarta-feira (21). A presidente da CREDN, deputada Bruna Furlan (SP), destacou a presença japonesa em todos os setores econômicos, ao celebrar os 109 anos da imigração japonesa.

“Uma das colônias japonesas se instalou em minha cidade, Barueri. E na figura do meu ilustre ex-vice-prefeito Akira Hashimoto, presto homenagem a todos os descendentes de migrantes japoneses que contribuíram e continuam a contribuir para o desenvolvimento do país”, destacou a parlamentar.

Hoje, o Brasil tem a maior população de origem japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de descendentes. Em discurso no plenário da Câmara, o deputado João Paulo Papa (SP) disse do reconhecimento aos irmãos japoneses que se integraram à vida no Brasil e que hoje engrandecem a história, cultura e desenvolvimento brasileiro com sua incansável e disciplinada contribuição para todos os segmentos da vida nacional.

Segundo ele, a partir de Santos é possível contar uma versão muito humana da história da amizade entre Brasil e Japão. Recentemente, o presidente Michel Temer sancionou a Lei 13.368/2016, devolvendo à comunidade japonesa de Santos um imóvel que a ela pertencia desde 1928. “Não se trata apenas de um imóvel, trata-se de uma reparação histórica aos imigrantes japoneses”, disse Papa, lembrando que nesse casarão os japoneses se reuniam e mantinham uma escola e um centro de atividades de preservação e difusão da cultura japonesa.

Na II Guerra Mundial, com o Brasil na posição de adversário dos países do Eixo, o governo brasileiro recolheu para o Tesouro Nacional todos os bens de pessoas físicas e jurídicas japonesas, alemãs e italianas. “Hoje, o casarão da Rua Paraná, número 129, é o endereço da amizade entre Brasil e Japão em Santos. É uma história de superação de um conflito, é uma verdadeira história de amizade”.

O deputado Vitor Lippi (SP) considera um privilégio ter recebido um povo que trouxe grande contribuição para a agricultura, a indústria de base e setores estratégicos. “É uma honra cumprimentá-los pelo exemplo extraordinário de civilização, pelo desenvolvimento e contribuição e exemplo de um povo extraordinariamente educado, disciplinado e respeitoso”.

De Minas Gerais, o deputado Bonifácio de Andrada destacou a importância do Japão na evolução dos povos. Segundo ele, a solidariedade que marca a relação entre brasileiros e japoneses é motivada pela admiração, mas também pela forte presença nipônica no Brasil. “Somos um território plural e a presença dos japoneses deu significativa contribuição ao nosso progresso”, ressaltou.

Já o deputado Geraldo Resende (MS) lembrou que a ligação dele com a colônia japonesa nasceu no interior de Minas Gerais. Ao chegar em terras sul-mato-grossenses, deparou-se com uma grande comunidade nipônica. “Sem a colônia nipônica, creio que o MS estaria tão avançado, principalmente na área da agricultura”, disse ele.

Também participaram da reunião representantes do governo japonês. Eles lembraram as primeiras iniciativas formais de cooperação entre os dois países, há 58 anos, na área de agricultura e posteriormente no projeto de Siderurgia da Usiminas. Também manifestaram o desejo de aprofundar a parceria entre os dois países, a exemplo do Programa de Cooperação Nipo-Brasileiro para o Desenvolvimento Agrícola dos Cerrados (Proceder), o Projeto para Carajás, a Usiminas e a Alumínio do Amazonas.

(Ana Maria Mejia/ Foto: Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
22 junho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *