Força do campo


Agricultura inaugura nova fase na economia brasileira, diz Padovani

padovaniResponsável por alavancar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre deste ano, o agronegócio brasileiro é também protagonista do resultado positivo na criação de vagas com carteira assinada em maio. A agricultura e pecuária responderam por 46 mil vagas criadas no mês passado, 90% do total. Outros dados também indicam uma previsão positiva para a área. Segundo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), a estimativa de crescimento do PIB do agronegócio para este ano é de 2%.

Deputado federal pelo PSDB do Paraná, Nelson Padovani explica que a supersafra – estimulada não só pela sazonalidade, como também pelos incentivos governamentais – impõe à economia brasileira uma nova fase. O tucano elogia os planos do governo para o setor. “O governo destinou cerca de R$ 190 bilhões para a agricultura do Brasil e diminuiu juros. Tem dinheiro para ser plantada a safra de inverno, que é o trigo, e de verão, que são a soja e o milho. Ele sabe que o que comanda a economia desse país é o agronegócio”, afirmou.

Integrante da Comissão da Agricultura da Câmara, Padovani aponta que, apesar dos indicadores promissores, o agronegócio ainda enfrenta desafios. O parlamentar afirma que, para consolidar os resultados, é preciso garantir melhor logística e investimento tecnológico para o setor. “Nós temos hoje, dentro do país, a condição de fazermos o celeiro do mundo. Porém, temos que pensar que ainda precisamos de tecnologia; portos para as exportações, precisamos melhorar o escoamento, as estradas e fazer com que os fertilizantes sejam produzidos no Brasil. São providências que nós temos que tomar.”

O setor prevê uma safra em 217 milhões de toneladas na temporada 2016/2017, ante 186 milhões de toneladas no período anterior.

(Da Agência PSDB/foto: Alexssandro Loyola/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 junho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *