Jovem na Política


Parlamento Jovem Brasileiro encerra as inscrições na próxima semanadivulgação PVB

As inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro se encerram na próxima semana, no dia 9 de junho. A iniciativa, apresentada pelo deputado Lobbe Neto (SP), acontece anualmente e propicia a jovens estudantes a vivência do processo democrático. Durante uma semana, os participantes atuam como deputados federais por meio de simulações de debates e votações nas comissões e no Plenário da Câmara. O projeto tem mudado a perspectiva de vários estudantes sobre a vida política.

Para participar é necessário ser estudante do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil e ter entre 16 e 22 anos. Serão selecionados 78 jovens de todos os estados e o Distrito Federal, de forma proporcional.

Os interessados precisam elaborar um projeto de lei e encaminhá-lo à Secretaria de Educação do seu estado. O tema é livre, mas deve ser de interesse nacional. Sugere-se que esteja no domínio das comissões: de agricultura e meio ambiente; de economia, emprego e defesa do consumidor; de saúde e segurança pública; de educação; de cultura, esporte e turismo; e de direitos humanos e minorias.

Em 2016, Jéssica de Oliveira, de Rondônia, teve a chance de participar após apresentar um projeto sobre a criação de pontos de coleta para medicamentos vencidos ou deteriorados. “A experiência foi maravilhosa. Me senti uma verdadeira deputada. Aprendi na prática o exercício da cidadania, da democracia e a respeitar as diferentes opiniões”, destaca.

Para Renato Freitas de Menezes, do Acre, foram dias marcantes. O estudante ressalta que o PJB o incentivou a desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. “Mesmo com opiniões políticas divergentes, aprendi que devemos, acima de tudo, ter respeito e tolerância para que possamos ter debates saudáveis e objetivos”, afirma.

Lucas da Silva, do Rio de Janeiro, afirma que o PJB o possibilitou conhecer a rotina de um deputado e os caminhos percorridos até a aprovação de uma lei, o que fez com que ele mudasse sua visão e se identificasse com a atuação. “O que aprendi foi decisivo para eu escolher o curso que faço na faculdade, que é Administração Pública, visando, quem sabe, me tornar um político”, revela. Segundo ele, é importante a participação do jovem na política para melhorar o país.

O programa já atendeu 924 estudantes, e a primeira edição aconteceu em 2004. Este ano, o PJB ocorrerá entre os dias 25 e 29 de setembro. Os jovens selecionados deverão vir para Brasília vivenciar a rotina parlamentar. Todas as despesas serão custeadas pela Casa, desde o transporte aéreo a acomodações e eventuais atendimentos médicos.

Saiba mais sobre o Parlamento Jovem.

(Sabrina Freire/ Foto: Divulgação/PVB)

Compartilhe:
29 maio, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *