Prevenção


Projeto de lei de Mariana Carvalho determina uso de adesivo por motorista principiante

25635853273_80c8636379_zA deputada Mariana Carvalho (RO) apresentou nesta semana projeto de lei (PL 7502/2017) que obriga o motorista principiante a usar no vidro traseiro do veículo um adesivo com a letra P, na cor verde, de forma a tornar a informação bem visível. “No ano que em obtiver a carteira nacional de habilitação, contado a partir da emissão da carteira, o motorista deve manter esse adesivo”, destaca ela em seu projeto de lei.

De acordo com a deputada o projeto é oportuno e atual. “O motorista recém-habilitado sente-se inseguro para enfrentar o trânsito, cada vez mais caótico”, destaca na justificativa. Além das dificuldades iniciais também convive com a impaciência de outros motoristas que desconhecem sua condição de iniciante.

“Com o uso do adesivo, torna-se natural a tolerância no trânsito aumentando a segurança principalmente para com os jovens”, ressalta. Segundo Mariana, o trânsito é um dos principais motivos de estresse da sociedade brasileira. O uso do adesivo por motoristas principiantes pode humanizar as relações e contribuir para a mudança de hábitos e costumes.

A obrigação dos motoristas principiantes de usarem o adesivo já existe na Espanha, por exemplo. “O exercício do respeito é importante para que haja um ambiente mais humano e seguro para todos”, destaca a parlamentar.

Segundo Mariana Carvalho, trata-se na verdade da reapresentação de um projeto de lei (PL 6.490/2013) de autoria do ex-deputado federal Pedro Guerra que havia sido arquivado pelo fim da legislatura. Pedro Guerra, que era suplente, assumiu o cargo entre junho e outubro de 2013.

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *