Saúde


Subcomissão especial requerida pelo deputado Célio Silveira debaterá enfrentamento de doenças

Celio SilveiraA Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira (26), por unanimidade, requerimento do deputado Célio Silveira (GO) que pede a criação de uma subcomissão especial para analisar a incidência e as políticas públicas de enfrentamento das doenças endêmicas, tais como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.As subcomissões são instituídas no âmbito das comissões permanentes, para discutir o panorama de temas amplos.

“Os argumentos em defesa da criação da subcomissão são contundentes. Segundo o Ministério da Saúde, no último ano tivemos mais de um milhão de casos de dengue notificados, mais de 250 mil notificações de febre chikungunya, mais de 200 mil casos notificados de zika. Ainda, e tão quanto alarmante, vivemos um ciclo endêmico de casos humanos de febre amarela. No período de dezembro de 2016 até 12 de abril de 2017, mais de 200 brasileiros morreram devido à doença”, afirmou o tucano. 

A iniciativa do deputado foi elogiada. “Diante da reintrodução da febre amarela em meio urbano e nossa crise de vacinas, bem como uma infestação predial altíssima do aedes, a iniciativa é muito bem-vinda”, afirmou o deputado Mandetta.  

Célio Silveira disse ainda que, embora o direito à saúde no Brasil seja garantia constitucional e o seu acesso, universal, há inúmeros desafios a serem enfrentados. “Diante dessa realidade alarmante, é primordial e de grande impacto o papel das políticas públicas e das instituições de saúde no controle das doenças endêmicas, com estratégias bem definidas e participação da comunidade. Como um dos papéis do Poder Legislativo é fiscalizar e acompanhar de perto o que acontece no país, visando analisar e contribuir com discussões acerca da incidência e das políticas públicas de enfrentamento das doenças endêmicas tais como dengue, febre chikungunya, febre pelo vírus zika e febre amarela, apresentei o requerimento de criação da mencionada Subcomissão”, completou.

Em alguns dias a subcomissão será instalada e os trabalhos iniciados. Acompanhe pelo site www.camara.leg.br.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Lana Régis) 

Compartilhe:
26 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *