Impasse


Em reunião com ministro dos Transportes, Geraldo cobra fim de pedágios na BR-163 

geraldo resendeO deputado Geraldo Resende (MS) participou na terça-feira (25) de uma audiência com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela, para discutir a paralisação das obras de duplicação da BR-163. A reunião contou com a presença de outros parlamentares e com o governador Reinaldo Azambuja.

Na audiência, foram discutidos os motivos para a paralisação das obras e a continuidade da cobrança de pedágios. A empresa concessionária CCR MSVia anunciou a paralisação das obras de duplicação no último dia 12, ocasionando a demissão de 2.000 funcionários, segundo o sindicato da categoria.

“Este é um grande impacto social. São pais de família pegos de surpresa. Além disso, a empresa continua cobrando pedágios e revoltando motoristas e caminheiros que trafegam pela rodovia”, afirmou Resende.

A empresa alega que a receita diminuiu 30% em consequência do menor   movimento da BR-163 por causa das atividades da ALL e do fluxo da safra de Mato Grosso para os portos do Norte do país em substituição ao escoamento da produção agrícola pelos portos de Santos e de Paranaguá.

Pela BR-163, passam 63% do PIB de Mato Grosso do Sul. A rodovia corta 21 municípios do Estado de Norte a Sul, desde Sonora, na divisa com Mato Grosso, até Mundo Novo, na divisa do com o Paraná.

O Ministério e a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) informaram aos parlamentares que a concessionária CCR MSVia está adimplente em relação ao contrato até setembro deste ano, já tendo investido R$ 1,5 bilhão em 500 km de recapeamento, 330 km de recuperação profunda, 139 km de duplicações.

Ficou decidido na audiência que a Bancada Federal, o Governo do Estado, o Ministério e a ANTT, em conjunto com órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), vão construir uma alternativa para manter os investimentos e o valor da tarifa.

O ministro dos Transportes afirmou que também vai compor a busca por uma solução o ministro Moreira Franco, da Secretaria Geral da Presidência da República, e responsável pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). Estiveram presentes na audiência, além do deputado Geraldo Resende, os deputados Dagoberto Nogueira (PDT), Vander Loubet (PT), os senadores Waldemir Moka (PMDB) e Pedro Chaves (PSC).

“O que a população não vai aceitar é um aumento do pedágio e a paralisação de investimentos. Vamos construir em conjunto uma alternativa que atenda esta demanda”, finaliza.

(Da assessoria do deputado) 

Compartilhe:
26 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *