Expansão do Ensino Superior


A pedido de Caio Narcio, seminário discutirá expansão da UFJF em Governador Valadares

33817924112_66bffbe6d5_kPresidida pelo PSDB, a Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (26) a realização de seminário sobre os desafios dos campi fora das sedes e sobre a expansão e qualidade da educação superior no Campus Avançado Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora. O presidente, deputado Caio Narcio (MG), foi autor da proposição. Atualmente, o município de Governador Valares (MG), com cerca de 280 mil habitantes, só possui um campus da instituição e, ainda, sem localidade própria.

Segundo o tucano, além do município possuir apenas um campus da UFJF, as aulas são realizadas em um prédio alugado, no qual funciona uma universidade particular. O fato ocasiona diversos problemas e tira a possibilidade de os universitários terem aula com tranquilidade. “Em determinados horários, os alunos precisam sair da sede em função do aluguel do horário daquele prédio”, relata Caio Narcio.

A intenção do seminário é discutir uma solução, principalmente diante dos investimentos que foram realizados nos últimos anos para a construção de um campus para expandir a UFJF. “Foram investidos R$ 70 milhões para a construção de campi próprios e ainda não existe a construção de nenhum prédio”, afirma o deputado.

Segundo o jovem parlamentar mineiro, está previsto o investimento de R$ 32 milhões para a mesma finalidade em 2017 e, devido as complicações, é preciso, de fato, que o recurso seja aproveitado. A expansão da universidade faz parte de uma das metas do Plano Nacional de Educação, a qual determina a expansão e interiorização da rede federal de educação superior. O objetivo é gerar integração e desenvolvimento regional.

Foram requeridas a presença do secretário de educação superior do Ministério da Educação, do reitor da UFJF, do prefeito de Governador Valadares, do diretor do campus avançado, de representantes da Câmara Municipal e do Ministério Público de Governador Valadares. A data e localidade do seminário ainda serão confirmados.

(reportagem: Sabrina Freire/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *