Saúde e Aprendizado


Comissões debaterão diagnóstico e tratamento da síndrome de Irlen

parlamentaresA Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara aprovou requerimento dos deputados Geovania de Sá (SC)Pedro Cunha Lima (PB) que pede a realização de audiência pública para debater o diagnóstico e tratamento da síndrome de Irlen. O debate vai acontecer em conjunto com a Comissão de Educação, que aprovou pedido com o mesmo teor nesta quarta-feira (26).

A síndrome de Irlen, também conhecida como síndrome da sensibilidade escotópica, é caracterizada como um transtorno visual relacionado com alterações na percepção luminosa pelo cérebro. Tais alterações poderiam gerar enxaqueca, desconfortos visuais e dificuldades de aprendizado.

Os parlamentares justificam que essa é uma enfermidade de difícil diagnóstico e que não se sabe, ao certo, se ela é uma doença específica ou na verdade uma reclassificação de sintomas já explicados por outras doenças, como dislexia e transtornos do espectro autista. Além disso, explicam que pesquisadores têm levantado a hipótese de que esta síndrome seja responsável por um número significativo de casos de problemas escolares, o que traz consequências terríveis para o futuro da criança acometida.

“Considerando a importância em se discutir as causas de dificuldade do aprendizado, e a polêmica existente sobre a síndrome de Irlen, entendemos que esta Casa é o local ideal para um debate democrático e plural, com o objetivo de avançar nessas questões tão relevantes”, defendem.

Serão convidados representantes dos Ministério da Saúde e da Educação e do Conselho Federal de Medicina e/ou da Sociedade Brasileira de Oftalmologia; e a médica oftalmologista  Márcia Fernanda da Costa Reis Guimarães.

(Reportagem: Djan Moreno/fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *