Homenagem


Em sessão solene, tucanos destacam trabalho realizado pela Ordem DeMolay

Billy Boss Câmara dos DeputadosA pedido do deputado Domingos Sávio (MG), a Câmara realizou nesta quarta-feira (12) sessão solene em homenagem aos 32 anos do Supremo Conselho da Ordem DeMolay (SCODB), fundado no dia 12 de abril de 1985. O deputado Izalci (DF) presidiu a sessão e o deputado Adérmis Marini (SP) prestou suas homenagens. Os tucanos destacaram a importância do trabalho realizado pela entidade com os jovens. Atualmente, a ordem DeMolay está presente em mais de 13 países, sendo a maior organização juvenil do mundo. No Brasil, chegou em 1980 através do maçom Alberto Mansur.

Segundo Domingos Sávio, o Supremo Conselho da Ordem DeMolay atua de maneira firme e serena, e acima de tudo, valoriza os princípios daqueles que o idealizaram de forma a fortalecer e construir um país melhor.

A Ordem é uma organização de fins filosóficos e filantrópicos, sem fins lucrativos. Tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos em melhores cidadãos e líderes. “O momento em que o cidadão se prepara enquanto jovem e define o caminho que vai trilhar na vida é a hora mais apropriada para se preparar um homem livre e de bons costumes para servir de sua pátria”, justifica o tucano.

O parlamentar destacou os princípios da entidade composta pelas Sete Virtudes Cardeais: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Domingos Sávio ressaltou a importância do ensinamento de cada um para a formação de um indivíduo e de como a prática baseada neles podem modificar a sociedade positivamente.

O deputado Izalci lembrou a história do último grão-mestre da Ordem dos Templários, Jacques DeMolay, que inspirou a criação da Ordem DeMolay. Segundo o tucano, ele foi expedicionário das Cruzadas no século XIV e foi executado por se recusar a trair seus irmãos e seguidores. “Esse exemplo dissemina a importância da honestidade, da lealdade e do amor fraterno. Em tempos de intolerância e individualismo, como os que vivemos agora, as lições das Sete Virtudes Cardeais são luzes que podemos acender sobre o mundo através dos jovens”, afirma. A primeira instituição da Ordem foi fundada nos Estados Unidos em 1919, pelo maçom Frank Sherman Land.

Segundo o parlamentar, os ensinamentos da Ordem orientam seus membros a se dedicarem à felicidade de seus semelhantes, e não por obrigação, mas sobretudo, pelo sentimento de solidariedade que transforma todos em irmãos.

O deputado Adérmis Marini, que participou por 7 anos da Ordem DeMolay, afirmou que a entidade é uma escola de líderes e faz com que as pessoas aprendam e otimizem o espírito solidário. “Nunca precisamos tanto de jovens comprometidos, líderes e com a vela do patriotismo para trabalharmos por um Brasil mais justo, fraterno e solidário”, ressalta.

Estiveram presentes na sessão membros da organização, entre eles o grande mestre nacional do Supremo Conselho da Ordem Demolay para o Brasil, Álvaro Alonso Perez Morais de Azevedo, o grande secretário de entidades paramaçônicas, Israel Costa, o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil de São Paulo, Benedito Marques Ballouk e o mestre nacional do Supremo Conselho da Ordem Demolay para o Brasil, Leonardo Rovilson da Silva.

(Sabrina Freire/ Foto: Billy Boss – Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
12 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *