Juventude e liderança


32765369564_43855108ef_k

Bruna Furlan é mais uma jovem parlamentar que comandará uma comissão permanente da Câmara por indicação da bancada do PSDB.

Bruna Furlan prega engajamento da sociedade nos assuntos de política externa e defesa

Por unanimidade, a deputada Bruna Furlan (SP) foi eleita nesta quinta-feira (23) presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. A jovem parlamentar substitui Pedro Vilela (AL), cujo trabalho foi muito elogiado por parlamentares de vários partidos. Com isso, será a quinta vez que a legenda comanda a CREDN desde 2009.

CONFIRA MAIS FOTOS

A tucana defendeu o engajamento da sociedade civil nos assuntos de Política Externa e Defesa. “A sociedade precisa expressar o que espera dos seus diplomatas e militares; e esse debate nós enfrentaremos aqui, de forma suprapartidária e no mais alto nível”, afirmou Bruna, que exerce seu segundo mandato e já foi vice-presidente da CREDN em 2015.

Emocionada, Bruna destacou disse que trilhou um caminho de 20 meses até chegar a este dia. Ao longo desta trajetória, a deputada disse que cada vez mais ia se identificando com a CREDN e criou a expectativa em presidi-la um dia. E agora, diante da grande responsabilidade de comandar um dos colegiados mais importantes da Casa, disse que atuará para honrar cada voto, com uma gestão democrática e que chegue ao final com a sensação de dever cumprido.

 No ano passado, a parlamentar presidiu a Comissão Especial que discutiu a nova Lei de Migração, aprovada pela Câmara e em tramitação no Senado. Atualmente, comanda a Comissão Especial sobre Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.Formada em Direito, acumulou nos últimos anos importante experiência internacional, ao participar de cursos e missões em vários países.

“Os desafios que temos pela frente fazem jus ao tamanho deste país e da sua importância na cena internacional. O Brasil não pode abdicar de sua projeção, sua influência e sua presença nas grandes decisões, sejam elas políticas, humanitárias, e/ou comerciais”, afirmou.

Para a deputada, as relações internacionais do país passam pelo resgate do Itamaraty como principal formulador e executor da Política Externa e o fortalecimento da presença brasileira no exterior “na resolução de conflitos, nas principais negociações comerciais, sem esquecermos o nosso papel e a nossa responsabilidade nos temas que dizem respeito às questões de caráter humanitário, como aqueles que tocam aos refugiados e aos migrantes, por exemplo”.

Deputada teve várias experiências internacionais nos últimos anos por meio de cursos e missões parlamentares.

Deputada teve várias experiências internacionais nos últimos anos por meio de cursos e missões parlamentares.

PRESTÍGIO

O líder do PSDB, Ricardo Tripoli (SP), fez questão de comparecer à CREDN para prestigiar a nova presidente. Tripoli afirmou que Pedro Vilela fez um grande trabalho em 2016 e disse que Bruna tem grande capacidade de articulação e fez uma “coleção de amigos” no Parlamento. “Além de jovem, é mulher. A bancada do nosso partido quis que esta importante comissão fosse presidida por uma mulher”, apontou Tripoli, que tem a convicção de que Bruna trará resultados positivos para o país. Em seguida, Pedro Vilela elogiou a postura do líder de prestigiar os jovens e as mulheres em postos-chave do Parlamento. Ainda de acordo com Vilela, Bruna tem todas as condições para comandar com maestria a comissão e tem total confiança do PSDB. 

Deputados de diversos partidos elogiaram tanto o trabalho desenvolvido pelo deputado tucano quanto expressaram expectativa positiva com a gestão de Bruna.  Para Vanderlei Macris (SP), Vilela fez um grande trabalho e se tornou um dos parlamentares mais ativos na área de Relações Exteriores. Segundo ele, Bruna “haverá de dar uma contribuição excepcional por sua atitude em defesa do nosso país”. O parlamentar citou as intensas transformações na conjuntura internacional, como a eleição presidencial nos EUA, e pediu atenção especial à chamada Amazônia Azul.

Segundo a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), há a certeza de que a nova presidência terá uma conduta democrática. A comunista destacou, ainda, o papel desempenhado por Bruna na comissão que tratou da Lei da Migração. 

(reportagem: Marcos Côrtes, com assessoria da CREDN/fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 março, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *