Prioridade nacional


Eleito presidente de comissão, Caio aponta pautas e desafios que persistem na Educação 

Colegas de bancada com forte atuação no setor e o líder Ricardo Tripoli prestigiam eleição do jovem parlamentar mineiro à frente de uma das comissões mais importantes da Casa.

Colegas de bancada com forte atuação no setor e o líder Ricardo Tripoli prestigiam eleição do jovem parlamentar mineiro à frente de uma das comissões mais importantes da Casa.

O deputado Caio Narcio (MG) é o novo presidente da Comissão de Educação da Câmara. O tucano foi eleito nesta quinta-feira (23) para comandar o colegiado neste ano após ser indicado pela bancada tucana para o cargo. O jovem parlamentar pretende imprimir um ritmo firme de trabalho, de modo que o colegiado possa dar sua contribuição no sentido de promover avanços à educação no país.

PSDB presidirá comissões de Educação, Relações Exteriores e Defesa da Mulher

Na avaliação de Caio, a educação é o grande desafio do Brasil. “Se quisermos construir uma grande nação, temos que passar necessariamente pela educação. Sabemos dos enormes desafios desde a educação básica até a expansão do ensino superior e, por isso, temos que conduzir o trabalho com serenidade, mas imprimindo um ritmo duro e pesado para darmos resultados efetivos. A educação é fundamental para as mudanças que o país tanto precisa”, garantiu o presidente.

O tucano exerce seu primeiro mandato na Câmara e tem dado atenção especial à área da educação desde que chegou ao Congresso Nacional em 2015. Graduado em Ciências Sociais pela PUC-MG, é filho do ex-deputado tucano Narcio Rodrigues. Aos 30 anos de idade, o jovem parlamentar assume a Comissão de Educação depois de já ter sido presidente do Diretório Central dos Estudantes da PUC-MG e do Conselho Universitário de Minas Gerais, além de presidente da Juventude Estadual do PSDB.

Com 42 membros titulares e igual número de suplentes, a Comissão de Educação delibera a respeito de assuntos como as políticas públicas, recursos humanos e financeiros do setor. No ano passado, por exemplo, a reforma do Ensino Médio foi um dos temas debatidos pelos deputados, com intensa participação dos tucanos.

PRINCIPAIS TEMAS

Neste ano, o novo presidente prevê que o debate será extenso e envolverá diversos temas concernentes à área. “Vamos caminhar para poder ter uma pauta de ajustes. É importante que a gente defina, por exemplo, como vai ser feita essa questão dos campi avançados de universidades que estão sem sede, alguns sem estrutura para funcionamento, como vamos fazer com a questão dos investimentos para a educação básica, na questão do FIES, do plano Nacional da Educação, e tantos outros temas”, avalia Caio.

Para o tucano, os embates políticos são inevitáveis. Porém, sob seu comando, a comissão manterá sua característica pluripartidária para que as discussões políticas não se sobreponham e o foco máximo seja construir uma agenda a favor do Brasil.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Tripoli (SP), esteve presente à reunião na qual Caio foi eleito e destacou a preocupação do partido com a educação no Brasil e o apoio da bancada tucana à indicação do mineiro para o cargo de presidente. “O Caio é um deputado jovem que vem trilhando um grande caminho. É alguém que convive com a educação no dia a dia, e que pode prestar um grande serviço à essa comissão, juntando-se com deputados que são nobres professores, experientes, e com amplo volume de conhecimento acumulado na área. Tenho certeza de que se saíra muito bem na condução dos trabalhos”, avaliou.

FORÇA JOVEM

Caio exerce seu primeiro mandato na Câmara; Educação sempre foi uma área na qual teve forte atuação parlamentar.

Caio exerce seu primeiro mandato na Câmara; Educação sempre foi uma área na qual teve forte atuação parlamentar.

As três comissões permanentes da Câmara que passam a ser presididas por tucanos neste ano terão em seu comando jovens parlamentares, como destacou o líder do partido. Além de Caio na Educação, as deputadas Shéridan (RR) e Bruna Furlan (SP), foram eleitas presidentes das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Relações Exteriores, respectivamente. A também jovem deputada Mariana Carvalho (RO) é a 2ª secretária da Câmara.

“O PSDB indiciou três jovens na faixa dos 30 anos para presidir as comissões permanentes. Isso para nós é importantíssimo, uma demonstração de força da nossa juventude”, garantiu Tripoli. Para Caio, além de dar espaço aos jovens, o partido tem dado liberdade a atuação das mulheres, com três deputadas em postos importantes na Casa. “Mas não só os jovens e as mulheres. Toda a nossa bancada é muito qualificada e tem ocupado posições muito importantes graças a isso”, ressaltou.

DEPUTADO COMBATIVO

Titulares da Comissão de Educação, os deputados Nilson Pinto (PA) e Lobbe Neto (SP) comemoram a escolha do correligionário para o comando do colegiado. “Este é o ano das incertezas e espero que elas não contaminem os trabalhos da comissão. Nossa missão principal é criar as bases de um futuro melhor para o Brasil e estaremos com o presidente para trabalharmos juntos e ajudarmos a construir passo a passo o futuro do país”, garantiu o deputado paraense.

“É uma satisfação ter o Caio na presidência dessa comissão que sempre participei ativamente em meus três mandatos. É um jovem combativo e articulado.  Meus parabéns! Tenho certeza de que fará um bom mandato e teremos grandes novidades e agilidade nos trabalhos da comissão”, reforçou Lobbe.

(Reportagem: Djan Moreno/fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 março, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *