Fora de hora


Deputado Rocha apresenta denúncia contra Lula por campanha eleitoral antecipada

O deputado Rocha (AC) apresentou denúncia na Procuradoria Geral da República contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na peça, o tucano aponta a prática de campanha eleitoral antecipada e pede a investigação da origem dos recursos que financiaram o ato, no qual petistas e aliados reinauguram as obras de transposição do Rio São Francisco. O evento foi realizado em Monteiro (PB) no fim de semana.  

CONFIRA A ÍNTEGRA DA REPRESENTAÇÃO

No documento, o parlamentar destaca que a cerimônia, cercada de um grande aparato, foi apresentada como “comício para as eleições de 2018”. Rocha ressalta que, desta forma, Lula se apresentou de forma explícita como candidato à sucessão presidencial no próximo ano. “Numa clara afronta à legislação eleitoral, o ex-presidente promoveu um megacomício para reinaugurar uma obra que foi inaugurada pelo presidente Temer”, disse o deputado no Plenário da Câmara. A cerimônia com a presença do presidente da República ocorreu no dia 10.

Play

Além da presença de expressivo número de políticos aliados ao ex-presidente, a exemplo da também ex-presidente Dilma, do ex-prefeito Fernando Haddad e dos senadores Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias e Humberto Costa, o evento contou com uma enorme estrutura. Havia palanque, tendas, equipamento de som, segurança, grades de proteção, comitiva de ônibus fretados para transporte da plateia, alimentação para todos e jatinho para Lula e Dilma se deslocarem.

“O Ministério Público Eleitoral deve investigar de onde saíram os recursos para patrocinar esse megaevento”, cobrou Rocha. “De onde saíram os recursos para bancar as caravanas de dezenas de ônibus, pagar o jatinho usado pelo ex-presidente Lula, assim como alimentação para todas aquelas pessoas?”, questionou.

Ele cita como alternativa a ser investigada é a utilização de recursos do fundo partidário, o que seria um desvio de propósito desse dinheiro, conforme o previsto na Lei dos Partidos Políticos. Ao ser criticado pelo deputado Léo de Brito (PT-AC), logo depois de discursar na tribuna, Rocha rebateu lembrando aos parlamentares petistas a Lei 9.504/97, que proíbe campanha antecipada. “Talvez se os petistas fossem dados à cumprir a legislação, cumprir a lei, talvez o Lula e a Dilma não fossem réus, talvez Palocci, Zé  Dirceu, Vaccari, Delúbio e tantos outros petistas não teriam sido condenados”, contestou.

O parlamentar reiterou que todos, inclusive o ex-presidente Lula, tem que cumprir a legislação. “Queremos saber quem patrocinou aquele megacomício, quem pagou o jatinho, quem pagou as dezenas de ônibus e a alimentação de todas aquelas pessoas”. Segundo notícias veiculadas pela imprensa, Lula se disse “pai, filho, irmão” da obra de transposição das águas do São Francisco. “Talvez esse sentimento foi o que motivou os petistas se apoderarem, a surrupiarem os recursos da Petrobras, dos fundos de pensão, do BNDES e de tantas outras instituições públicas brasileiras”, criticou Rocha.

Ele critica ainda a ousadia do ex-presidente em fazer comício numa obra que o PT sequer conseguiu entregar em seus 13 anos de gestão em virtude de uma série de irregularidades e da incompetência de gestão. 

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
22 março, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *