Preservação da Água


Tucanos se manifestam contra o desperdício e a favor da preservação no Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, comemorado hoje (22), parlamentares do PSDB se manifestaram sobre a importância da preservação e fizeram alerta para o desperdício e necessidade do reuso da água. Segundo a Organização das Nações Unidas, a previsão é de que, até 2030, a demanda por água no mundo aumente em 50%. Levantamento revelou que apenas 20% do esgoto produzido pelas pessoas passa por tratamento sanitário, e 80% volta para a natureza.

Diante de diversos problemas que implicam na demanda por recursos hídricos e na necessidade de se buscar alternativas de gestão, a conscientização é cada vez mais essencial para a preservação da água. “Hoje é um dia para lembrar deste precioso bem da natureza, fonte de vida, mas que não é eterno. Preservar para não faltar! Nós somos responsáveis por cada gota”, diz a deputada Mariana Carvalho (RO).

O Brasil, com uma população de mais de 200 milhões de pessoas, detém 12% da água doce do mundo. Possui imensas reservas em várias bacias hidrográficas, imensos aquíferos subterrâneos. Apesar da abundância em algumas regiões, em outras, a população sofre com a escassez da água. Em diversos lugares, como no Distrito Federal, já ocorre intenso racionamento. “Não desperdice! Vamos preservar um bem tão valioso”, aconselha o deputado Célio Silveira (GO).

O crescimento da população, principalmente nas grandes cidades, e a degradação decorrente das atividades industriais, agropecuárias, e ainda, o mau uso do recurso pela população, ameaçam a qualidade da água e contribuem para a seca. “A escassez de água é uma realidade cada vez mais presente. É fundamental que haja comprometimento com a redução de consumo e do desperdício no dia a dia. As atitudes são uma gota, mas podem fazer uma grande diferença no oceano”, afirma o deputado Lobbe Neto (SP).

O deputado Izalci (DF) alerta para o entendimento de que a água é fonte de vida, porém não é inesgotável. Para regulamentar a gestão dos recursos hídricos no país, há 20 anos existe a Lei das Águas (Lei 9.433/97), que estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos. Ela é fundamentada em seis princípios: água como um bem de domínio público; como um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; com prioridade para seres humanos e animais em situações de escassez; com uma gestão que proporcione uso múltiplo; com necessidade de implementação da política nacional de recursos hídricos e a atuação do sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos em territórios da bacia hidrográfica; gestão descentralizada e com participação do poder público, dos usuários e das comunidades.

Segundo o deputado Rodrigo de Castro (MG), pequenos hábitos podem contribuir para a preservação. “Ajudar no nosso entorno, nosso bairro, plantar mais arvores, preservar os rios, cobrar mais dos governantes o cuidado com a preservação da água são ações importantes”, enfatiza o tucano.

Em sua rede social, o parlamentar publicou um vídeo em que defende uma maior participação do governo. Para ele, é preciso políticas de reuso do recurso. Ele revela que 30% do abastecimento de água no Brasil é desperdiçado e que tem cobrado ações quanto a isso, principalmente para os municípios, que precisam de auxílio para cumprir a meta de saneamento.

Veja abaixo o vídeo:

(Sabrina Freire/ Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Compartilhe:
22 março, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *