Ação humanitária


Tucanos celebram centenário da organização de serviços humanitários Lions Clube em sessão solene

32209156684_d45d1b8222_kA pedido do deputado Nilson Leitão (MT), a Câmara promoveu na manhã desta quarta-feira (22) sessão solene em homenagem ao centenário do Lions Clube, fundado em 1917. A organização internacional busca formar voluntários para atuar em prol das comunidades onde vivem. Atualmente, a entidade possui mais de 46 mil clubes, espalhados por mais de 200 países, e mais de 1,4 milhão de membros.

Em discurso, o tucano lembrou o surgimento da organização, criada a partir do ideal do empresário americano Melvin Jones. Ele inspirou colegas de profissão com uma pergunta simples e com grande potencial de transformação: “e se as pessoas usassem seus talentos trabalhando pela melhoria da comunidade em que vivem?”.

No Brasil, o tucano lembrou que a entidade teve seu primeiro clube fundado no Rio de Janeiro, em 1952, por Armando Fajardo. Após 65 anos, existem 1.150 clubes por todo o país. “Os membros do Lions Clube do Brasil trabalham para complementar o esforço governamental nas áreas em que a ação está deficitária e insuficiente, como na saúde, na educação, na proteção ao meio ambiente e no auxílio humanitário a vítimas de catástrofes”, afirmou Leitão. O tucano fez referência ao Mato Grosso, onde os clubes são exemplos de empreendimento social de espírito humanitário. “Em Sinop os leões abraçaram com muito entusiasmo diversas causas, contribuindo de maneira efetiva para o progresso da cidade”, contou ao se referir à forma como os integrantes são chamados.

Após discurso marcante na Convenção do Lions Clube de 1925 da americana Helen Keller, a organização teve como foco de ação a prevenção da cegueira no mundo. A jovem perdeu a visão ainda na infância. Nilson Leitão mencionou que apesar das doenças existentes, hoje a individualidade é um dos grandes problemas da sociedade. “O mundo precisa ser transformado. E talvez a cura que nós precisamos alcançar, e fazer com que atinja a todos, não seja de uma doença simples, mas sim, a cura do egoísmo, da individualidade e dessa ambição do sucesso individual. Entendemos que sozinhos podemos andar depressa, mas juntos podemos ir muito longe.”

Integrante do Lions Clube no Ceará, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) enfatizou a importância da ligação entre o Legislativo e entidades que realizam ações em prol do bem comum. “Espero que nós possamos aqui na Câmara Federal buscar estabelecer normas políticas de assistência social que deem garantia à inclusão social e que possa fortalecer as ações das nossas parcerias governamentais e não governamentais”, afirmou, parabenizando a todos. O estado do Ceará possui 30 municípios beneficiados pelas ações da entidade.

O presidente do Conselho de Governadores, Dr. João Sergio Afonso, agradeceu a homenagem, pois esta demonstrou o compromisso com a sociedade e o reconhecimento do trabalho de servir ao próximo realizado pelos voluntários. “O nosso lema ‘Nós Servirmos’ é a síntese do trabalho desinteressado e sem qualquer expectativa de retribuição”, disse o conselheiro, enfatizando o altruísmo da organização. “A ética do Lions exige que optemos pelo que for melhor possível pelo próximo necessitado, sem a preocupação se é ou não melhor para nós”, completou.

Integrante do Lions Clube na cidade de Franca (SP), o deputado Adérmis Marini (SP) destacou o trabalho social realizado pelo grupo. Há 40 anos, o Lions montou na cidade a Casa do Diabético, que atende pacientes com esse grave problema de saúde. O clube também mantém um centro de convivência para idosos, que recebe mais de 200 pessoas. “Os trabalhos sociais mostram a importância do Lions não só no companheirismo, mas na transformação da sociedade brasileira e do mundo”, disse.

O deputado Izalci (DF) registrou em plenário a admiração por todos os Lions do país pelo relevante serviço prestado à nação. “Quero dizer da importância dessa parceria e desse trabalho desenvolvido em todas as cidades. Aqui em Brasília temos esse movimento maravilhoso em praticamente todas as cidades”, destacou.

Participante do Lions em Divinópolis (MG), o deputado Domingos Sávio (MG) afirmou que teve o privilégio de conviver com os colegas do clube durante toda a sua trajetória política, desde os tempos de vereador e prefeito. “Uma instituição como essa é exemplo de convivência cidadã, de compromisso permanente com a comunidade e com os valores essenciais da vida democrática”, completou.

O tucano Lobbe Neto (SP) ressaltou a satisfação em homenagear o Lions Clube, já que participa de vários eventos do grupo desde a infância. Segundo ele, o aprendizado nas reuniões era intenso. “Aprendo sobre civismo, voluntariado e sobre as benfeitorias que o grupo faz em benefício das cidades e das pessoas que mais necessitam”, acrescentou.

Fechando a sessão solene, o presidente internacional da Lions Clube (2016-2017), Chanceler Robert Corlew, revelou que veio ao Brasil devido ao trabalho fantástico realizado no país para tornar o mundo um lugar melhor. “Os leões no Brasil são pessoas importantes na nossa aliança internacional. Hoje são cerca de 50 mil leões que se levantam toda manhã e se dedicam aos princípios de servir aos outros”, afirmou, ao ressaltar a diferença que os brasileiros fazem na vida das pessoas. Antes da cerimônia, Robert Corlew foi recebido por Nilson Leitão e pela deputada Flávia Moraes (PDT-GO) na Liderança do PSDB na Câmara.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
22 fevereiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *